Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral de trabalhos originais e inéditos, relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência, tecnologia e inovação. Entende-se por ciência da informação a área interdisciplinar concernente ao estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização da informação e do conhecimento em todos os campos do saber.

A atividade do setor de informação engloba componentes de vários outros setores e subsetores, como os da educação, cultura e pesquisa, telecomunicações e informática, nos seus aspectos relacionados à informação científica e tecnológica e à tecnologia da informação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, preferencialmente adotando o modelo de documento disponível aqui.

A autoria pricipal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de doutorado.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências

Seção específica para comunicações originais e inéditas sobre experiências de pesquisa úteis à comunidade científica e tecnológica.

A autoria pricipal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de Doutor.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Opinion Paper

Seção específica para trabalhos originais e inéditos de opinião, acerca de temas relacionados com a área de Ciência da Informação, ciência, tecnologia e inovação.

A autoria pricipal dos trabalhos deverão deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de Doutor.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de Literatura

Seção específica para trabalhos de revisão de literatura, originais e inéditos.

A autoria pricipal dos trabalhos deverão deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de Doutor.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Competências Infocomunicacionais em ambientes digitais

Seção exclusiva para trabalhos de autores convidados a produção do número temático Competências Infocomunicacionais em ambientes digitais – desafios para o século XXI.

As submissões serão enviadas pela equipe editorial, em nome dos autores e avaliadas pelos pares por meio do sistema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo Editorial

  1. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.
  2. Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem alfabética de sobrenomes de autores, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.
  3. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
  4. Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
    1. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;
    2. Graduação mínima do autor principal: Doutorado.
  5. Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.
    1. Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, espanhol, ou inglês.
  6. A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.
  7. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção do Ibict. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
  8. Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso a edição impressa esteja disponível.
  9. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  10. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
    1. Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.
    2. Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.
    3. Revisões de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
    4. Opinion paper: a seção engloba textos que contenham matérias inéditas, de caráter opinativo.

 

Periodicidade

A revista Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupadas em volumes.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Histórico

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, PERIÓDICO CIENTÍFICO DO IBICT

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, janeiro de 2016

O primeiro fascículo da revista Ciência da Informação do Ibict foi lançado em 1972 e representa um marco não somente na área, mas para o próprio Instituto. Essa foi a década de criação de programas de pós-graduação brasileiros, inclusive o de Ciência da Informação do Ibict, em 1970, o primeiro mestrado nesse campo do conhecimento no Brasil e na América Latina, e fase em que circulavam ainda poucos periódicos científicos em nosso País.

Em entrevista no número comemorativo dos 25 anos desse periódico, a professora Hagar Espanha Gomes1GOMES, Hagar E. Entrevista a Lena Vania R. Pinheiro. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 292-295, set./dez.1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/624/627. Acesso em:07/04/2016, uma de suas fundadoras, reconhecia que o mestrado foi decisivo para o lançamento da Ciência da Informação. De fato, a relação entre produção científica nacional e programas de pós-graduação é determinante, tanto que está comprovada a concentração da produção em ciência e tecnologia nos mestrados e doutorados em universidades.

Inicialmente a revista foi semestral, de 1972 (v.1, n.1) a 1991 (v.20, n.2), período em que foram publicados 38 fascículos, passando a quadrimestral em 1992 (v.21, n.1) até 2015 (v.44, n.1), quando foram editados 67 fascículos, totalizando 105 na sua vida editorial. Ciência da Informação manteve a sua periodicidade regular, qualidade fundamental em um periódico científico, durante mais de 40 anos. Depois passou por dificuldades editoriais e teve a sua regularidade afetada, o que hoje, dois anos depois, está quase totalmente solucionado. Nos anos 2000 foram lançados 19 números temáticos, a maioria dedicado a novas proposições, como preservação digital, acesso livre à informação científica, biblioteca digital, sociedade da informação, publicação eletrônica, informação e globalização, questões que fazem parte da agenda internacional de pesquisa na área e algumas requerem políticas públicas específicas. Além desses foram publicados números comemorativos, totalizando oito, relacionados a aniversários do Instituto, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e da própria revista Ciência da Informação.

Pesquisas e estudos sobre periódicos científicos brasileiros de Ciência da Informação indicam a revista como a mais citada ou entre as mais citadas na área2OHIRA, Maria Lourdes B.; PRADO, Noêmia Schoffen. Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000). Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n.1, p. 61-74, jan./abr. 2002. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/978. Acesso em: 07/04/2016 3OHIRA, Maria Lourdes B.; PRADO, Noêmia Schoffen; SCHMIDT, Luciana. Profissional da informação no limiar do século XXI: enfoque nos periódicos brasileiros em biblioteconomia e ciência da informação (1995/2002). Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 9, n.17, p. 34-58, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n17p34. Acesso em: 07/04/2016 4VILAN FILHO, Jayme Leiro; ARRUDA, Raíza Veloso; PERUCCHI, Valmira. Análise das citações aos periódicos científicos brasileiros das áreas de Informação. Em Questão, Porto Alegre, v.18, Edição especial, p. 115-127, dez.2012, além de ser a que mais editou artigos sobre periódicos científicos5MENEZES, Estera M.; COUZINET, Viviane. O interesse das revistas brasileiras e francesas de biblioteconomia e ciências da informação pela revista eletrônica no período 1990-1999. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 278-285, set./dez. 1999. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/831. Acesso em: 07/04/2016..

Soma-se, à sua relevância, o fato de que muitas vezes esse periódico tem sido adotado como fonte de pesquisa para estudos desse campo do conhecimento, tendo em vista ser um periódico consolidado e com méritos reconhecidos pela comunidade científica de Ciência da Informação, o que o qualifica a assumir tal papel, considerando a ausência de uma base de dados nacional da área completa e corrente.

A própria revista tornou-se tema de pesquisa, por exemplo, quando foi analisada em seus 32 anos de circulação (1972-2004)6PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; BRASCHER, Marisa; BURNIER, Sonia. Ciência da Informação: 32 anos (1972-2004) no caminho da história e horizontes de um periódico científico brasileiro. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n.3, p.25-77, set./dez. 2005. Número especial: Ibict 50 anos. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1084. Os resultados apontaram, entre as inúmeras qualidades positivas que justificam a sua relevância: acentuada exogenia; significativa participação de autores estrangeiros de renome, especialmente os que colaboraram, como professores ou conferencistas, no Mestrado em Ciência da Informação; e sua inclusão em numerosos serviços de indexação, nacionais e estrangeiros.

Os editores de Ciência da Informação, atentos a instrumentos que facilitem o seu acesso e consulta, bem como à agilidade dos processos eletrônicos e em rede, elaboraram índices de seu conteúdo em dois momentos. O primeiro, com a colaboração do professor Jaime Robredo, da UnB, de 1972-1984 e, o segundo, de 1972 a 1993, trabalho da equipe do Ibict, constando do v.1994, n. 23, abrangendo da página 17 à 158, em edição na qual somente o editorial e dois artigos originais foram publicados.

A necessidade de disponibilizar o periódico do Ibict em rede eclodiu com o surgimento da internet, e o planejamento para a Ciência da Informação adotar o formato eletrônico começou em 1996. Em 2004 a revista tornou-se completamente eletrônica, reproduzindo integralmente o seu conteúdo. Para tal, o Ibict adotou o software livre Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project, que atende à produção e gestão de publicação periódica eletrônica e atividades editoriais.

O periódico científico do Ibict integra numerosos acervos impressos e eletrônicos no mundo. Seu potencial de disseminação e universalização de acesso alcança os vários segmentos da área nas comunidades nacional e internacional. Seu conteúdo representa muito da pesquisa brasileira em Ciência da Informação e também uma fração do desenvolvimento desse campo na Ibero-América. Autores e editores têm envidado esforços para intensificar a comunicação e a colaboração científicas com áreas do conhecimento cuja contribuição ou interdisciplinaridade já está presente nos ambientes de ensino e pesquisa. Enfim, Ciência da Informação cumpre seu destino, traçado há 44 anos, de publicar os avanços da pesquisa, continua e ininterruptamente, e com a inovação que a área e a ciência contemporânea exigem.

 

Como assinar a revista?

As publicações editadas pelo IBICT são comercializadas pelo Núcleo de Comercialização de Produtos.

ATENÇÃO: As assinaturas a esta revista estão suspensas até que seja normalizada sua periodicidade!

 

Comitê Editorial - Histórico

Fevereiro de 2014 a Fevereiro de 2016

Lena Vânia Ribeiro Pinheiro

Doutora em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Gilda Maria Braga

Doutora em Information Science pelo Case Western Reserve University, CWRU, Estados Unidos.
Pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Carlos Miguel Tejada

Doutor pela Universidad Carlos III de Madrid.
Professor titular da Facultade de Ciência da Documentação da Universidade Complutense de Madrid Madrid - Espanha. Coordenador da revista El Profesional de la Información.

Kátia Maria Coelho de Carvalho Custódio – Kátia Carvalho

Pós-Doutora pela Université Toulouse III Paul Sabatier. Doutora em Comunicação/ Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Departamento de Documentação e Informação - Salvador, BA - Brasil.

Tomas Baiget

Professor Del Máster Online de Documentación Digital de la Universitat Pompeu Fabra
Instituto de Estatística da Catalunha-gestão Idescat de Estatística Inquérito Service (SAD-TED).

Ana Maria Cetto

Ph.D. em Física pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Professora e pesquisadora do Instituto de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

José Adolfo Rodriguez Gallardo

Doutor em Educação/Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM.
Mestre em História pela Universidade do México e Mestre em Biblioteconomia pela Universidade do Texas em Austin.
Diretor Geral de Bibliotecas da UNAM.

Chun Wei Choo

PhD: Informações Studies, da Universidade de Toronto.
Membro do corpo docente da Faculdade de Informação na Universidade de Toronto – Ontario - Canadá.
Faculty of Information. University of Toronto

Setembro de 2011 a setembro de 2013

Alfredo Tolmasquin

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Coordenação de Ensino e Pesquisa

Ana Alice Baptista

Universidade do Minho - Azurém
Departamento de Sistemas de Informação

Ana Maria Barcellos Malin

Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/FACC

Henriette Ferreira Gomes

Universidade Federal da Bahia
Instituto de Ciência da Informação
Departamento de Documentação e Informação

Ida Regina Chitto Stumpf

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Departamento de Ciências da Informação

Miguel Angel Rendón Rojas

Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas - UNAN

Tomas Baiget

Instituto de Estatística da Catalunha-gestão Idescat de Estatística Inquérito Service (SAD-TED)
Máster Online de Documentación Digital de la Universitat Pompeu Fabra

Rosaly Fávero Krzyzanowski

Sistema Integrado de Bibliotecas/SIBI (BIBLIOTECAS)SIBI/USP

Setembro de 2009 a setembro de 2011

Charles Freitas Pessanha

Adjunct Professor Political Sciences Department
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enilde Leite de Jesus Faulstich

Universidade de Brasília , Departamento de Lingüística
Adjunct Professor do Departamento de Literatura Comparada
Universidade de Montreal

Jorge Tadeu de Ramos Neves

Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Lea Velho

UNICAMP, Campinas, SP, Brasil

Liz Rejane Issberner

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Coordenação de Ensino e Pesquisa

Roberto Jarry Richardson

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação

Ana Maria Brigham Silva Ramalho Correia

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, da Universidade Nova de Lisboa - ISEGI-UNL

Setembro de 2007 a Setembro de 2009

Afrânio Carvalho Aguiar

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Dr. F. W. Lancaster

Dr. Hilton Ferreira Japiassu

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dra. Maria Luiza Machado Campos

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática
Departamento de Ciência da Computação

Dra. Maria Nélida González de Gómez

Dr. Michel J. Menou

Consultant in ICT policies and Knowledge & Information Management
Adviser of Somos @Telecentros board

Dr. Miguel Angel Rendón Rojas

Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas
Universidad Nacional Autónoma de México
UNAM Facultad de Filosofía y Letras

Dr. Piotr Trzesniak

Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Ciências
Departamento de Física e Química

Junho de 2002 a junho de 2004

Gentil José de Lucena Filho

Johanna Smit

Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Escola de Comunicações e Artes - ECA
Universidade de São Paulo - USP

Lena Vânia Ribeiro Pinheiro

Departamento de Ensino e Pesquisa - DEP
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Leonardo Lazarte

Departamento de Matemática
Instituto de Ciências Exatas
Universidade de Brasília - UnB

Lídia Alvarenga

Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Suzana Pinheiro Machado Mueller

 

Indexação

# FONTE TIPO ORIGEM

  1. LISTA - Library, Information Science & Technology Abstracts Base de dados Estados Unidos
  2. BRAPCI Base de dados Brasil
  3. Edubase Base de dados Brasil
  4. Escola de Ciência da Informação da UFMG – PERI Base de dados País
  5. INFOBILA Base de dados País
  6. Information Science Abstracts Base de dados País
  7. ISTA - Information Science & Technology Abstracts Base de dados País
  8. LISA - Library and Information Science Abstracts Base de dados País
  9. Library Literature & Information Science Index Base de dados País
  10. Library and Literature Base de dados País
  11. PAIS Foreign Language Index Base de dados País
  12. PASCALT 205: Sciences de l''Information. Documentation Base de dados País
  13. Scopus Base de dados País
  14. EBSCOhost Base de dados País
  15. WoS/ISI (Thomson Reuters) Base de dados País
  16. ERIC Base de dados País
  17. Academic One File (GALE) Base de dados País
  18. Referativnyi Zhurnal: Informatika Base de dados País
  19. Academic Journals Database Base de dados, Diretório País
  20. CLASE Base de dados, Catálogo. País
  21. Open Gate Base de dados, Diretório País
  22. SciELO Base de dados, Diretório. País
  23. Web of Science (WoS) Base de dados, Índice de citações. País
  24. Social Sciences Citation Index - [Esta base está dentro da WoS] Base de dados, Índice de citações. País
  25. BVS Biblioteca virtual País
  26. Diadorim Diretório País
  27. Dialnet Diretório País
  28. DOAJ Diretório País
  29. PKP Diretório País
  30. Sumários.org Diretório País
  31. EZB - Electronic Journals Library Diretório País
  32. Google Scholar Diretório País
  33. UlrichsWeb – Global Serials Directory Diretório País
  34. RedALyC Diretório, Catálogo País
  35. Latindex Diretório, Catálogo País
  36. Diretório/Portal do SEER Diretório, Portal País
  37. Scientific Commons Diretório, Repositório País
  38. LivRe Portal de periódicos País
  39. Portal CAPES Portal de periódicos País
  40. Portal de pesquisa Portal de periódicos País
  41. SSOAR Repositório País
  42. Bielefeld Academic Search Engine (BASE) Repositório OAI, Motor de busca País
  43. E-LIS Repositório temático País
  44. RIDI Repositório temático País