Histórico do periódico

A revista Ciência da Informação foi lançada em 1972, pelo então Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), atual IBICT. A revista foi o primeiro periódico científico da América Latina dedicado exclusivamente a discutir problemas de geração, controle e transferência da informação diante de uma nova era dessa ciência.

Na década de 1970, os temas mais recorrentes do periódico eram: “sistema de informação”, “bibliometria”, “disseminação seletiva da informação” e “ciência da informação”. Seguindo a evolução da disciplina Ciência da Informação, a revista abordou, na década seguinte, com maior ênfase, os temas relativos a “bibliometria”, “política de informação”, “comunicação científica” e “representação da informação”. “Gestão da informação”, “teoria da ciência da informação”, “tecnologias da informação’ e “sistema de redes de informação” foram os temas mais presentes no periódico durante os anos 1990. Já nos primeiros quatro anos do século 21, o tema mais abordado foi “tecnologia da informação”, seguido por artigos que tratavam de “políticas de informação”. Estudo detalhado poderá ser encontrado na Ciência da Informação: 32 anos (1972-2004) no caminho da história e horizontes de um periódico científico brasileiro.

O potencial de disseminação e universalização de acesso da Revista foi ampliado a partir de 1982, quando diversos serviços de indexação, nacionais e internacionais, começaram a inserir a Revista em suas bases de dados.

 Revista Ciência da Informação 100% eletrônica

Adaptada às mudanças e com características inovadoras requeridas pela sociedade da informação, a revista Ciência da Informação – cuja trajetória compreende o período de 1972 a 1995, edição impressa, e 1996 a 2003, edição online – lança, em 2004, sua edição totalmente eletrônica, ganhando nova alma. Ao lançar o volume 33, número 1 de 2004, a revista completa em sua totalidade o 72º fascículo e atinge um novo marco. A partir deste fascículo, o IBICT, ao completar 50 anos de fundação, coloca à disposição da comunidade a revista automatizada pelo Open Journal Systems (OJS), traduzido para o português pelo próprio IBICT para Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), em junho de 2003. A revista passa a oferecer uma ferramenta interna de busca aos artigos e a disponibilizá-los para acesso mundial via Internet. A coleção completa está disponível no sistema eletrônico da revista e permite a pesquisa no conteúdo de seus artigos.