Organização de unidades de conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como espaço comunicacional para a realização da autoria

Autores

  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense , Centro de Estudos Gerais , Instituto de Artes
  • Rosali Fernandez de Souza DEP/IBICT
  • Maria Luiza Machado Campos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1001

Palavras-chave:

Hiperdocumento, Modelagem conceitual, Teoria da classificação facetada, Ontologia formal, Teoria da terminologia, Teoria do conceito

Resumo

Uma investigação do processo de produção de hiperdocumentos evidencia a falta de metodologias apropriadas para a elaboração de modelos conceituais que possam representar unidades de conhecimento. Esta falta de critérios apropriados faz com que a comunicação entre o autor que desenvolve o conteúdo temático do texto e o analista de sistema fique prejudicada, acarretando problemas na implementação de hiperdocumentos. Nesta proposta, adota-se uma perspectiva interdisciplinar envolvendo as áreas da ciência da informação, da ciência da computação e da terminologia. Pretende-se contribuir para a definição de critérios que venham auxiliar a elaboração de metodologias para modelos conceituais, voltados não somente para sistemas de bases de dados, mas também para sistemas que visam à organização de unidades de conhecimento, como é o caso de hiperdocumentos.

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Biografia do autor

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense , Centro de Estudos Gerais , Instituto de Artes

Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio De Janeiro, Brasil

Rosali Fernandez de Souza, DEP/IBICT

Doctor of Philosophy. Poly of North London, CNAA, Londres- Inglaterra. Professora da pós-graduação em ciência da informação do Ibict/UFRJ

Maria Luiza Machado Campos, UFRJ

Doutora em engenharia de sistemas e computação. Professora da graduação no curso de bacharelado em informática e pós-graduação de informática do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da UFRJ.

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Como citar

Campos, M. L. de A., de Souza, R. F., & Campos, M. L. M. (2003). Organização de unidades de conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como espaço comunicacional para a realização da autoria. Ciência Da Informação, 32(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1001

Edição

Seção

Artigos