Disseminação de informações estatísticas no Brasil: práticas e políticas das agências estaduais de estatística

Autores

  • Luciana de Souza Gracioso Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1007

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Disseminação da Informação, Informação estatística, Sistema Estatístico Nacional

Resumo

A informação estatística é essencial para o planejamento e formulação de projetos e políticas públicas, sendo assim fundamental para o desenvolvimento do Estado. Nesse contexto, foram analisadas as características atuais, avanços e desafios das agências estaduais do Sistema Estatístico Nacional. Discutiram-se aspectos relacionados à adequação do estudo no âmbito da ciência da informação, assim como à necessidade de segmentação da demanda para adequação da oferta enquanto condição para a promoção do uso das informações estatísticas. Para coleta de dados, desenvolveu-se pesquisa exploratória, na qual foram enviados questionários estruturados e autopreenchíveis às 27 agências brasileiras, obtendo-se respostas de 23. Foram desenvolvidas entrevistas qualitativas junto a oito interlocutores das agências dos estados da Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Com a análise das informações coletadas, foi possível identificar práticas relevantes do Sistema em relação ao desenvolvimento de produtos e serviços direcionados à promoção do uso das informações estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Luciana de Souza Gracioso, Unicamp

Mestre em biblioteconomia e ciência da informação pela PUC/Campinas, 2002. Bibliotecária do Instituto de Biologia da Unicamp, 2002. Docente da Faculdade de Biblioteconomia da PUC/Campinas 2° semestre - 2003)

Downloads

Como citar

Gracioso, L. de S. (2003). Disseminação de informações estatísticas no Brasil: práticas e políticas das agências estaduais de estatística. Ciência Da Informação, 32(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1007

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)