Modelização de Domínios de Conhecimento: uma investigação de princípios fundamentais

Autores

  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense , Centro de Estudos Gerais , Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v33i1.1064

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Modelização, Representação do conhecimento

Resumo

As teorias e metodologias desenvolvidas, tanto no escopo temático da ciência da informação quanto no da ciência da computação, que estão voltadas para a representação do conhecimento, apresentam, de forma mais ou menos abrangente, discussões sobre princípios como contexto de conhecimento, natureza dos conceitos, relações entre conceitos e sistemas de conceito. No campo do quadro teórico, investigam-se os modelos de abstração utilizados nas duas áreas, investigam-se os modelos representacionais associados à modelagem de sistemas de banco de dados, mais especificamente o modelo orientado a objetos. Da ciência da informação, analisam-se teorias ligadas à representação de sistemas de conceitos, como a teoria da classificação facetada e a teoria do conceito. Da teoria da terminologia, utilizam-se princípios estabelecidos para a determinação de conceitos e suas relações. Garantindo a especificidade de cada área, a comparação entre as teorias se dá, tendo em vista quatro pontos relacionados ao processo de modelização, a saber: o método de raciocínio; o objeto de representação; as relações entre os objetos; as formas de representação gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense , Centro de Estudos Gerais , Instituto de Artes

Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio De Janeiro, Brasil

Downloads

Publicado

18/06/2004

Como citar

Campos, M. L. de A. (2004). Modelização de Domínios de Conhecimento: uma investigação de princípios fundamentais. Ciência Da Informação, 33(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v33i1.1064

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)