Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica

Autores

  • Walter Moreira Fatea - Lorena-SP

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v34i1.1102

Palavras-chave:

Comunicação científica. Colégios virtuais. Colégios invisíveis.

Resumo

Discute as mudanças nos modelos de comunicação formal e informal provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação e, em particular, o conceito em formação de colégios virtuais, apresentados muitas vezes como sucedâneos dos colégios invisíveis. Revê o papel reservado à internet no novo cenário, tanto como canal de comunicação quanto como repositório de informações, e apresenta elementos para uma discussão sobre o novo modelo de comunicação científica via rede tendo em vista as discussões sobre acesso gratuito aos periódicos eletrônicos. Conclui atestando o ressurgimento da comunicação científica, suas novas ferramentas e possibilidades interativas ou de interação, como campo complexo de investigação, o qual exige novos estudos com o fim de verificar onde e como se dão as novas confluências.

Palavras-chave
Comunicação científica; Colégios virtuais; Colégios invisíveis.

The new colleges and the configuration of scientific communication

Abstract

Discuss the changes in the models of formal and informal communication provoked by communication and information technologies and, in particular, the concept in evolution of virtual colleges, presented many times as substitutes of invisible colleges. Reviews the role of internet in the new scene, as much as communication channel as a repository of information, and presents elements for a debate on the new model of scientific communication regarding the debates on free access of electronic journals. Concludes certifying the resurrection of the scientific communication, its new tools and interactive or interaction possibilities, as a complex field of research, which demands new studies with the purpose of verify where and how the new confluences happens.

Keywords
Scientific communication; Virtual colleges; Invisible colleges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Walter Moreira, Fatea - Lorena-SP

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP Bacharel em Biblioteconomia e Documentação Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea Lorena - SP Rua Quintino Bocaiúva, 17, Vila Canevari 12710-280 - Cruzeiro - SP (12) 97762479 Prof. Walter Moreira Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea Av. Peixoto de Castro, 539 12606-580 - Lorena - SP walter.moreira@gmail.com wmoreira@fatea.br (12) 9776 2479 (12) 3144 2083 (manhã)

Downloads

Publicado

26/10/2005

Como citar

Moreira, W. (2005). Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica. Ciência Da Informação, 34(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v34i1.1102

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)