Introdução ao XBRL – nova linguagem para a divulgação de informações empresariais pela internet

Autores

  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo
  • Marici Gramacho Sakata Universidade de São Paulo
  • Orandi Moreira TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação
  • Luc Marie Quoniam University of Sud Toulon Var

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1123

Palavras-chave:

XML, XBRL, Relatório Financeiro, Difusão de informaçõe, Internet, Governança

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as principais características de divulgação de informações financeiras pela Internet, por meio da linguagem eletrônica XBRL – eXtensible Business Reporting Language. Foram estudados a sua trajetória, estado da arte, funcionalidades, principais locais de desenvolvimento, grupos de pesquisa, institutos envolvidos, eventos relacionados, taxonomia de sua estrutura, tendo como base a bibliografia sobre o tema.

Palavras-chave
Difusão de informações. Governança. Internet. Relatório financeiro. XBRL. XML.

Introduction to XBRL – the new language for corporate disclosure throughout the internet

Abstract

The objective of this paper is to analyze the main characteristics of dissemination of funding information through Internet, by means of the XBRL electronic language - /ExTensible Business Reporting Language. The main subjects studied are XBRL trajectory, state-of-art, functionalities, principal places of development, research groups, institutes involved, events related, taxonomy of its structure, having as a basis the bibliography about the theme.

Keywords
Corporate governance. Disclosure. Financial statement. Internet. XBRL. XML.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Edson Luiz Riccio, Universidade de São Paulo

fone: (61) 3217-6231 Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FEA/USP, Área Tecnologia e Sistemas de Informação.Professor Livre-Docente em Sistemas de Informação e Visiting Professor em Escolas de Gestão na França e Suécia. Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP. Diretor do TECSI-Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação EAC/FEA/USP.

Marici Gramacho Sakata, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) - Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação. Possui diversos trabalhos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Sua área de interesse em pesquisa é Comunicação, Gestão da Tecnologia e Educação e Pesquisa.

Orandi Moreira, TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação

Pesquisador do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação. É Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP na área de Sistemas de Informação e Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP e em Física pelo Instituto de Física da USP. Exerce a função de Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Luc Marie Quoniam, University of Sud Toulon Var

Professeur des Universités - Université du SUD Toulon-Var, França e Professor Visitante da FEA USP. Ex-Diretor do "Centre franco-brésilien de Documentation Technique et Scientifique " (CenDoTeC). Pesquisador em Ciência da Informação, Comunicação e Inteligência Competitiva.

Downloads

Publicado

07/07/2007

Como citar

Riccio, E. L., Sakata, M. G., Moreira, O., & Quoniam, L. M. (2007). Introdução ao XBRL – nova linguagem para a divulgação de informações empresariais pela internet. Ciência Da Informação, 35(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1123

Edição

Seção

Artigos