Auxiliares de biblioteca e trabalho informacional: desafios e possibilidades para o Sibi/UFPA

Autores

  • Rubens da Silva Ferreira Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/2ª Superintendênc

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i1.1157

Palavras-chave:

Auxiliares de biblioteca. Trabalho informacional. Sistema de Bibliotecas. Universidade Federal do Pará

Resumo

O objetivo deste relato é conhecer a rotina de trabalho dos auxiliares do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (Sibi/UFPA), como trabalhadores que participam do trabalho informacional. Os dados foram obtidos a partir de questionários enviados a 26 unidades de informação da UFPA, selecionadas segundo uma amostragem por tipicidade. Os resultados mostram, entre outras questões, que auxiliares de biblioteca estão concentrados em tarefas próprias do serviço de empréstimo/devolução de publicações. No que se refere aos serviços auxiliares de preparação e conservação de material bibliográfico, verifica-se que eles têm sido apropriados pelos bibliotecários. A pesquisa aponta para a necessidade de uma política institucional de qualificação dos auxiliares de biblioteca para o trabalho informacional.

Palavras-chave
Auxiliares de biblioteca. Trabalho informacional. Sistemas de bibliotecas universitárias. Universidade Federal do Pará.

Library assistants and information work: challenges and possibilities to the Sibi/UFPA

Abstract

The study reported aimed to assess the daily routine of the work carried out by library assistants from the Library System of the Federal University of Para (Sibi/UFPA) as information workers. The data was collected via questionnaires sent to 26 libraries that have been selected according to a sample defined by type of university. The results showed that library assistants are concentrated in the loan service tasks. The auxiliary services of preparation and conservation of bibliographical materials are totally carried out by librarians. The research points to the need of an institutional policy regard the qualification of library assistants as information workers.

Keyword
Library assistants. Information work. Academic library systems. Federal University of Pará (Brazil).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rubens da Silva Ferreira, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/2ª Superintendênc

R. Dr. Américo Santa Rosa, 318 - Canudos 66.070-130 Belém - PA M.Sc. Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), com área de concentração em Políticas Públicas. Esp. em Biblioteca Universitária (2005). Bibliotecário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2ª SR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Representação e Transferência da Informação", com a linha de pesquisa "Informação Iconográfica na Amazônia: séculos XVIII e XIX". Autor de trabalhos em Antropologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

22/08/2006

Como citar

Ferreira, R. da S. (2006). Auxiliares de biblioteca e trabalho informacional: desafios e possibilidades para o Sibi/UFPA. Ciência Da Informação, 35(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i1.1157

Edição

Seção

Relato de Experiência