Efetividade do processo de comunicação com base na abordagem do comportamento informacional: o caso de um organismo internacional da área da saúde pública sediado no Brasil

Luciana de Deus Chagas, Sely Maria de Souza Costa

Resumo


O estudo reporta resultados de pesquisa que aborda o tema da efetividade do processo de comunicação organizacional do qual fazem parte o sítio web da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (HSD/OPAS), com papel primordial de emissor nesse processo, e os profissionais da área de gestão da saúde pública no Brasil, com papel primordial de receptores. A abordagem adotada no estudo fundamenta-se nos padrões de comportamento informacional de usuários do sítio da HSD/OPAS como insumo para o seu delineamento, a partir da noção de sistemas de informação apoiados em tecnologia. O estudo utiliza a Metodologia de Sistemas Flexíveis (MSF), de Peter Checkland, com enfoque sistêmico e fenomenológico, na identificação de ações que podem contribuir para tornar mais efetivo o processo de comunicação estudado, levando em conta os padrões de comportamento informacional de seus atores. Conclui, com base nos fundamentos teóricos do estudo, que a efetividade do processo de comunicação entre gestores do setor de saúde púbica e o sítio web da OPAS pode resultar da inserção dos padrões de comportamento informacional de gestores como subsídio ao delineamento do sistema de informação disponível no sítio web da HSD.


Palavras-chave: Comunicação organizacional. Gestão da saúde pública. Padrões de comportamento informacional. Processo de comunicação. Sistemas de informação.


Effectiveness of the communication process based on the information behaviour patterns approach: the case of a public heath international organism located in Brazil

Abstract


This study focuses on the effectiveness of a communication process comprised of the web site of the Technical Unit of Health Systems and Services of the Pan- American Health Organization (HSD/PAHO) and managers of the public health sector. The former actor plays the major role of a sender in a communication process, while the later group plays the major role of receptors. It is based on the concepts of information behaviour patterns of users and information systems supported by technology. The study adopted the Soft Systems Methodology (SSM), presented by Peter Checkland, which is based on the systems thinking and phenomenological approaches. These approaches have been adopted in the proposal of actions that can contribute to make the communication process between sender and receptors more effective. The main conclusion, based on the study theoretical framework, is that the effectiveness of the communication process between HSD and the managers in the public health sector in Brazil may be related on taking account of their information behaviour patterns as input to the information system available through the HSD/PAHO web site.


Keywords: Communication process. Information behavior patterns. Information systems. Organizational communication. Public health managers.


Palavras-chave


Processo de comunicação; Comunicação organizacional; Padrões de comportamento informacional; Gestão da saúde pública; Sistemas de informação.

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