Processo de comunicação da informação em empresas de uma incubadora tecnológica

Autores

  • Marcio Gonçalves Universidade Estácio de Sá
  • Isa Maria Freire IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i2.1172

Palavras-chave:

Incubadoras tecnológicas, Canais de comunicação da informação, Transferência de informação, Ciência da Informação

Resumo

Apresenta os resultados de pesquisa-dissertação sobre o processo de comunicação da informação em incubadora de base tecnológica do Instituto Genesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Discorre sobre o cenário atual das incubadoras no Brasil e no Rio de Janeiro, especificamente, discutindo a aplicação do modelo de gestão para incubadoras de empresas criado pela Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC), no que diz respeito ao módulo de informação. Aborda as questões da informação na perspectiva dos canais formais e informais de comunicação e da oferta e demanda de informação em incubadoras. Relata a participação da ciência da informação no mapeamento dos processos de comunicação da informação, destacando a importância da transferência de informação e da transformação desta em conhecimento.

 

Palavras-chave

Incubadoras tecnológicas. Canais de comunicação da informação. Transferência de informação. Ciência da Informação.

 

The process of communication of information in technological incubator companies

 

Abstract

 

This article presents what was found as results from a dissertation about the process of communication of information in the technological incubator from Gênesis Institute of PUC-Rio. It describes an update scenario of incubators in Brazil and in Rio de Janeiro, to be more specifically, in order to discuss the application of a managing style for incubators designed by ReInc, related to an information model. The article also describes how information is apllied in formal and informal channels of communication and information offering and demanding of information in incubators. It also approaches Science Information role in mapping the process of communication of information with a special participation of this science in information transfer and its transformation in knowledge.

 

Keywords

Information Science. Incubators. Formal and informal channels of communication. Information transfer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marcio Gonçalves, Universidade Estácio de Sá

Jornalista, mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Gradução em Ciência da Informação, convênio MCT/IBICT - UFF.

Isa Maria Freire, IBICT

Doutora em Ciência da Informação. Pesquisadora do IBICT e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT - UFF.

Downloads

Publicado

18/09/2008

Como citar

Gonçalves, M., & Freire, I. M. (2008). Processo de comunicação da informação em empresas de uma incubadora tecnológica. Ciência Da Informação, 36(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i2.1172

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>