Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil

Roniberto Morato Amaral, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Pedro Carlos Oprime, Dário Henrique Alliprandini

Resumo


A inteligência competitiva (IC) é uma atividade complexa, que requer múltiplas competências e execução em equipe. As atividades executadas pelas equipes de IC podem ser agrupadas em três funções: coordenador, analista e coletor. Este artigo apresenta e discute o perfil de atuação do profissional de IC no Brasil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa e o método foi o survey aplicado junto a profissionais envolvidos com IC no Brasil, para a coleta de percepções sobre seu desempenho na atuação em IC. Como resultados foram identificados sete perfis de atuação profissional caracterizados por diferentes níveis de combinação e de intensidade de atuação em cada uma das funções de IC. Concluiu-se que a discussão e os resultados vistos neste artigo podem contribuir para ampliar a compreensão do desempenho das equipes de IC e a instrumentalização da sua gestão.

Palavras-chave


Inteligência competitiva; Equipe de inteligência competitiva; Perfil profissional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Roniberto Morato Amaral, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Pedro Carlos Oprime, Dário Henrique Alliprandini

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.