Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil

  • Roniberto Morato Amaral Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos
  • Pedro Carlos Oprime Universidade Federal de São Carlos
  • Dário Henrique Alliprandini Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Inteligência competitiva, Equipe de inteligência competitiva, Perfil profissional

Resumo

A inteligência competitiva (IC) é uma atividade complexa, que requer múltiplas competências e execução em equipe. As atividades executadas pelas equipes de IC podem ser agrupadas em três funções: coordenador, analista e coletor. Este artigo apresenta e discute o perfil de atuação do profissional de IC no Brasil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa e o método foi o survey aplicado junto a profissionais envolvidos com IC no Brasil, para a coleta de percepções sobre seu desempenho na atuação em IC. Como resultados foram identificados sete perfis de atuação profissional caracterizados por diferentes níveis de combinação e de intensidade de atuação em cada uma das funções de IC. Concluiu-se que a discussão e os resultados vistos neste artigo podem contribuir para ampliar a compreensão do desempenho das equipes de IC e a instrumentalização da sua gestão.

Biografia do Autor

Roniberto Morato Amaral, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos – São Carlos, SP – Brasil. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – NIT/Materiais).
Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Sciences de L’information Et Communication pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III ( AixMarseille III), França. Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil. Professor e Coordenador de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil.
Pedro Carlos Oprime, Universidade Federal de São Carlos
Pós-Doutorado pela The University of Alabama, UA, Estados Unidos. Pós-Doutorado pela Université de Nantes (UNIVNANTES), França. Doutor em Ciência da Informação e Comunicação pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III (AixMarseille III), França. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFscar) – São Carlos, SP – Brasil.
Dário Henrique Alliprandini, Universidade Federal de São Carlos
Pós-Doutorado pela Georgia Institute Of Technology – Atlanta, Estados Unidos. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP – Brasil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário da FEI – São Paulo, SP – Brasil.
Publicado
07/12/2015
Como Citar
AmaralR. M., FariaL. I. L. de, OprimeP. C., & AlliprandiniD. H. (2015). Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil. Ciência Da Informação, 41(2/3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1333
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)