Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil

Autores

  • Roniberto Morato Amaral Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos
  • Pedro Carlos Oprime Universidade Federal de São Carlos
  • Dário Henrique Alliprandini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1333

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Equipe de inteligência competitiva, Perfil profissional

Resumo

A inteligência competitiva (IC) é uma atividade complexa, que requer múltiplas competências e execução em equipe. As atividades executadas pelas equipes de IC podem ser agrupadas em três funções: coordenador, analista e coletor. Este artigo apresenta e discute o perfil de atuação do profissional de IC no Brasil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa e o método foi o survey aplicado junto a profissionais envolvidos com IC no Brasil, para a coleta de percepções sobre seu desempenho na atuação em IC. Como resultados foram identificados sete perfis de atuação profissional caracterizados por diferentes níveis de combinação e de intensidade de atuação em cada uma das funções de IC. Concluiu-se que a discussão e os resultados vistos neste artigo podem contribuir para ampliar a compreensão do desempenho das equipes de IC e a instrumentalização da sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Roniberto Morato Amaral, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos – São Carlos, SP – Brasil. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – NIT/Materiais).

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Sciences de L’information Et Communication pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III ( AixMarseille III), França. Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil. Professor e Coordenador de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil.

Pedro Carlos Oprime, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela The University of Alabama, UA, Estados Unidos. Pós-Doutorado pela Université de Nantes (UNIVNANTES), França. Doutor em Ciência da Informação e Comunicação pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III (AixMarseille III), França. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFscar) – São Carlos, SP – Brasil.

Dário Henrique Alliprandini, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pela Georgia Institute Of Technology – Atlanta, Estados Unidos. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP – Brasil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário da FEI – São Paulo, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Amaral, R. M., Faria, L. I. L. de, Oprime, P. C., & Alliprandini, D. H. (2015). Perfil do profissional em inteligência competitiva: um estudo exploratório no Brasil. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1333

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)