Uma alternativa de acesso às tecnologias de informação e comunicação para o meio rural: o caso do Consórcio Antiferrugem

Autores

  • Lilian Cervo Cabrera Universidade Federal de Santa Maria
  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1335

Palavras-chave:

Comunicação Rural, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Inclusão Digital, Monitoramento Agrícola

Resumo

Este trabalho analisa o acesso às TICs em um modelo de monitoramento agrícola on-line denominado Consórcio Antiferrugem. O estudo problematiza a atividade de monitoramento regional da ferrugem da soja no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Utiliza-se o estudo de caso como método de pesquisa, o qual se vale de entrevistas com os agentes responsáveis pelo abastecimento da página nos dois estados. Problematizam-se as debilidades metodológicas de alimentação do site no monitoramento da doença e as limitações técnicas de atualização da base de dados do sistema, a qual se mostra insuficiente em relação à dinâmica da ocorrência da ferrugem em alguns estados brasileiros. Os resultados indicam que as dificuldades encontradas para a atualização do sistema deveram-se mais a entraves como a falta de laboratórios em alguns estados, a dificuldade dos técnicos em cobrir 100% das lavouras, e a dificuldade de acesso à internet em alguns locais, do que, propriamente, na operação do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Lilian Cervo Cabrera, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS – Brasil. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, RS - Brasil.

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Quilmes - Buenos Aires, Argentina. Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris - França. Doutora em En Periodismo pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) - Barcelona-Espanha. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, RS – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Cervo Cabrera, L., & Machado da Silveira, A. C. (2015). Uma alternativa de acesso às tecnologias de informação e comunicação para o meio rural: o caso do Consórcio Antiferrugem. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1335

Edição

Seção

Artigos