Ações de informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Rodrigo Rabello

Resumo


Considerando o universo das “ações de informação” realizadas no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), objetivou-se categorizar as “ações-meio” e as “ações finalísticas”, trazendo seus insumos, produtos e serviços. Após perpassar por temas contextualizadores como sistemas intermediadores de informação, intermediação de informação em ciência e tecnologia (C&T) no Brasil e atuação do Ibict no cenário da informação em C&T, as ações de informação foram abordadas em sua dimensão genérica – tomando por base a intermediação da “metainformação” para a criação de “mapas metainformacionais” – e em sua transversalidade – em percursos que perpassam por instâncias sociais e institucionais. Argumentou-se que o quadro elaborado corrobora a apreciação do “caráter seletivo e estratificado das ações de informação”, bem como evidencia o papel de intermediação da informação em C&T desempenhado pelo Ibict.

Palavras-chave


Ação de informação; Instituição intermediadora de informação; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Ciência da informação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Rodrigo Rabello

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.