Ações de informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Autores

  • Rodrigo Rabello Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1339

Palavras-chave:

Ação de informação, Instituição intermediadora de informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ciência da informação.

Resumo

Considerando o universo das “ações de informação” realizadas no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), objetivou-se categorizar as “ações-meio” e as “ações finalísticas”, trazendo seus insumos, produtos e serviços. Após perpassar por temas contextualizadores como sistemas intermediadores de informação, intermediação de informação em ciência e tecnologia (C&T) no Brasil e atuação do Ibict no cenário da informação em C&T, as ações de informação foram abordadas em sua dimensão genérica – tomando por base a intermediação da “metainformação” para a criação de “mapas metainformacionais” – e em sua transversalidade – em percursos que perpassam por instâncias sociais e institucionais. Argumentou-se que o quadro elaborado corrobora a apreciação do “caráter seletivo e estratificado das ações de informação”, bem como evidencia o papel de intermediação da informação em C&T desempenhado pelo Ibict.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rodrigo Rabello, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil. Pós-Doutorado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Marília, SP - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Rabello, R. (2015). Ações de informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1339

Edição

Seção

Artigos