Produtos e serviços de referência virtual: proposta de implantação no website do sistema de bibliotecas do Senac-RN

Bruna Laís Campos do Nascimento, Thiago Rodrigues Dantas, Gerlany Galvíncio Rodrigues, Márcia Valéria Alves, Meire Emanuela da Silva Melo, Samya Maria Queiroz Maia

Resumo


Relata o serviço de referência virtual, sua importância e aplicabilidade em websites de bibliotecas e centros de informação, bem como a disponibilização de produtos e serviços de informação via internet, onde se configuram em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Conceitua o ensino a distância (EaD) pelo Decreto 5.622 de 2005, que é regulamentado por bases legais da educação a distância no Brasil, através da Lei nº 9.394 de 20/12/1996. Desenvolve a proposta de reestruturação de produtos e serviços de referência on-line no website do Sistema de Bibliotecas Senac-RN, a fim de padronizar e aumentar a qualidade das produções acadêmicas. Enfoca o Senac como instituição que promove cursos profissionalizantes, técnicos, livres, educação a distância, além de cursos de graduação e pós-graduação. Delineia a pós-graduação a distância do Senac Nacional e sua atuação no Rio Grande do Norte. Analisa a necessidade mais ativa das bibliotecas nesse processo para facilitar a vida do usuário no que diz respeito a serviços e produtos oferecidos via Internet. Conceitua o Serviço de Referência Virtual (SRV), enfatizando suas vantagens e ressaltando produtos e serviços de referência on-line que poderão ser oferecidos no website do sistema de Bibliotecas Senac-RN. Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura acerca das temáticas em questão. Ao final, considera-se a contextualidade dos fatos, e a realidade na qual estão inseridas as Bibliotecas do Senac-RN, uma mola propulsora para a implementação de serviços virtuais, visando a satisfação do usuário e sanando necessidades informacionais da comunidade acadêmica em foco.

Palavras-chave


Biblioteca; Serviço de Referência Virtual; Website.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Bruna Laís Campos do Nascimento, Thiago Rodrigues Dantas, Gerlany Galvíncio Rodrigues, Márcia Valéria Alves, Meire Emanuela da Silva Melo, Samya Maria Queiroz Maia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.