Preservação da memória digital no Colégio Pedro II

Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Tatyana Marques de Macedo Cardoso

Resumo


O presente artigo relata experiência do Colégio Pedro II na preservação digital de documentos. O Colégio Pedro II caracteriza-se por ser uma instituição tradicional de ensino público que ao longo de sua trajetória de 175 anos produziu documentos históricos que remetem às atividades de ensino e ao cotidiano da administração escolar pública e retratam a história da educação brasileira. A instituição mantém acervos importantes e a todo o momento aumenta a produção de trabalhos de pesquisa que devem ser preservados, disponibilizados e ter o acesso garantido no futuro. O Colégio vem investindo em recursos e desenvolvendo projetos para a preservação da memória institucional através da Comissão de Atualização da Memória Histórica, em parceria com o Núcleo de Documentação e Memória e o Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico. A instituição, por meio dessas ações, pretende manter seus acervos digitais seguramente armazenados para recuperação, disseminação, acesso e uso futuro. Assim, torna-se necessário instituir uma política de repositório institucional para o Colégio que contemple critérios básicos para tratar os documentos digitais, como principal recurso para promover a preservação digital em longo prazo.

Palavras-chave


Colégio Pedro II; Núcleo de Documentação e Memória; Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico; Preservação digital; Repositório institucional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Tatyana Marques de Macedo Cardoso

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.