Preservação da memória digital no Colégio Pedro II

Autores

  • Priscila de Assunção Barreto Côrbo Colégio Pedro II
  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1362

Palavras-chave:

Colégio Pedro II, Núcleo de Documentação e Memória, Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico, Preservação digital, Repositório institucional

Resumo

O presente artigo relata experiência do Colégio Pedro II na preservação digital de documentos. O Colégio Pedro II caracteriza-se por ser uma instituição tradicional de ensino público que ao longo de sua trajetória de 175 anos produziu documentos históricos que remetem às atividades de ensino e ao cotidiano da administração escolar pública e retratam a história da educação brasileira. A instituição mantém acervos importantes e a todo o momento aumenta a produção de trabalhos de pesquisa que devem ser preservados, disponibilizados e ter o acesso garantido no futuro. O Colégio vem investindo em recursos e desenvolvendo projetos para a preservação da memória institucional através da Comissão de Atualização da Memória Histórica, em parceria com o Núcleo de Documentação e Memória e o Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico. A instituição, por meio dessas ações, pretende manter seus acervos digitais seguramente armazenados para recuperação, disseminação, acesso e uso futuro. Assim, torna-se necessário instituir uma política de repositório institucional para o Colégio que contemple critérios básicos para tratar os documentos digitais, como principal recurso para promover a preservação digital em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Colégio Pedro II

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Bibliotecária do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Colégio Pedro II

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Bibliotecária do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

Côrbo, P. de A. B., & Cardoso, T. M. de M. (2014). Preservação da memória digital no Colégio Pedro II. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1362

Edição

Seção

Relato de Experiência