Preservação da memória digital no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1362Palavras-chave:
Colégio Pedro II, Núcleo de Documentação e Memória, Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico, Preservação digital, Repositório institucionalResumo
O presente artigo relata experiência do Colégio Pedro II na preservação digital de documentos. O Colégio Pedro II caracteriza-se por ser uma instituição tradicional de ensino público que ao longo de sua trajetória de 175 anos produziu documentos históricos que remetem às atividades de ensino e ao cotidiano da administração escolar pública e retratam a história da educação brasileira. A instituição mantém acervos importantes e a todo o momento aumenta a produção de trabalhos de pesquisa que devem ser preservados, disponibilizados e ter o acesso garantido no futuro. O Colégio vem investindo em recursos e desenvolvendo projetos para a preservação da memória institucional através da Comissão de Atualização da Memória Histórica, em parceria com o Núcleo de Documentação e Memória e o Laboratório de Digitalização do Acervo Histórico. A instituição, por meio dessas ações, pretende manter seus acervos digitais seguramente armazenados para recuperação, disseminação, acesso e uso futuro. Assim, torna-se necessário instituir uma política de repositório institucional para o Colégio que contemple critérios básicos para tratar os documentos digitais, como principal recurso para promover a preservação digital em longo prazo.Downloads
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Publicado
08/04/2014
Como citar
Côrbo, P. de A. B., & Cardoso, T. M. de M. (2014). Preservação da memória digital no Colégio Pedro II. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1362
Edição
Seção
Relato de Experiência
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