Muséologie comme champ disciplinaire: trajectoires

Autores

  • André Desvallées Ministério da Cultura da França. Paris – França

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1366

Palavras-chave:

Museologia, Musealia, Ecomuseu, Expôt, Expografia, Patrimônio

Resumo

A partir de suas origens mais ou menos lendárias na Antiguidade grega, o museu evoluiu e nem sempre conservou e expôs coleções de coisas verdadeiras. Uma vez identificados os respectivos campos da museografia e da museologia, o século XX dedicou-se a nomear os diferentes aspectos que podem revestir o objeto de museu e as diferentes formas de percebê-lo, particularmente quando ele adquire sua autonomia ao ser exposto. Todo patrimônio tornou-se um bem moral da humanidade em geral e reivindicou-se para o museu um papel mais social. Sob esta perspectiva nasceram os museus comunitários e particularmente os ecomuseus, instrumento museal da população de determinado território. A partir de então, eles se opõem à nova tendência segundo a qual a busca pelo lucro faz esquecer que a missão primária dada ao museu sempre foi a educação.educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

André Desvallées, Ministério da Cultura da França. Paris – França

Pós-graduado em Propedêutica pela Universidade de Sorbonne. Paris – França. Conservador Geral Honorário do Patrimônio e Consultor do Ministério da Cultura da França. Paris – França.

Downloads

Publicado

20/01/2015

Como citar

Desvallées, A. (2015). Muséologie comme champ disciplinaire: trajectoires. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1366

Edição

Seção

Artigos