Museu, Museologia e a 'Relação Específica': considerações sobre os fundamentos teóricos do campo museal

Autores

  • Tereza Cristina Moletta Scheiner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1368

Palavras-chave:

Museu, Museologia, Patrimônio, Humano e Real, Relação Específica

Resumo

O artigo apresenta considerações sobre a Museologia como campo do conhecimento e seus fundamentos teóricos, buscando apresentar uma apreciação crítica sobre o construto da 'relação específica' entre o humano e o real, considerado por expressivo grupo de teóricos como objeto primordial de estudo do campo. O texto parte da produção teórica do campo, especialmente de autores emblemáticos como Stránský e Gregorová, para analisar como essa 'relação específica' pode ser percebida de diferentes formas, em diferentes sistemas de pensamento - alinhando-se aos modos e formas sob os quais são percebidos e reconhecidos, no tempo e no espaço, o Patrimônio e o Museu. Esta relação, que influencia de modo determinante os fundamentos teóricos do campo da Museologia, deverá ser compreendida em sintonia com a episteme contemporânea: não existe apenas uma 'relação específica' que define a Museologia e o Museu, mas muitas - assim como não existem apenas um Patrimônio e um Museu. Finalmente, questiona: se a 'relação específica' não é uma, mas muitas; se Patrimônio e Museu não são unos, mas múltiplos (de múltiplos), haverá apenas uma Museologia?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Tereza Cristina Moletta Scheiner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como citar

Scheiner, T. C. M. (2015). Museu, Museologia e a ’Relação Específica’: considerações sobre os fundamentos teóricos do campo museal. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1368

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)