A Museologia no mundo contemporâneo

Autores

  • Marcio Ferreira Rangel Museologia e Patrimônio, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1371

Palavras-chave:

Museu, Museologia, Ciência

Resumo

Neste artigo, discuto as relações existentes entre a museologia e o museu. Ao propor uma análise da museologia como uma ciência, reconheço no museu o seu objeto de pesquisa. Esta discussão que se inicia na década de 1970 e toma fôlego nos anos 1980 e 1990 ocasionou desdobramentos que nos influenciam até os dias atuais. O abandono do museu como objeto de estudo da museologia, por alguns teóricos, desestruturou as fronteiras que nos permitiam atuar dentro de um universo previamente delimitado. O museu no século XXI se apresenta como uma instituição paradigmática das atividades culturais. São espaços altamente complexos que devem ser compreendidos em todas as suas nuances. Apontar o museu como o centro de nossas ações e os princípios e procedimentos derivados desta percepção não é minimizar ou restringir a museologia, pelo contrário, é uma forma de recolocá-la conceitualmente na interface com outras áreas do conhecimento. Com esta compreensão procuro ressaltar a importância de identificar os contornos da ação museológica e deslocar a discussão para o universo dos museus no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marcio Ferreira Rangel, Museologia e Patrimônio, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro

Doutor em História da Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como citar

Rangel, M. F. (2015). A Museologia no mundo contemporâneo. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1371

Edição

Seção

Artigos