Recuperação, acesso e uso dos documentos arquivísticos

Autores

  • Johanna Wilhelmina Smit Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1391

Palavras-chave:

Documento arquivístico, descrição, organização, usuário, acesso, recuperação de documentos

Resumo

A abordagem do trabalho arquivístico pelo ângulo da recuperação de documentos conduz necessariamente a questionamentos acerca do destinatário do trabalho desenvolvido, a saber, aquele para o qual os documentos são descritos e organizados. Estes questionamentos não substituem os objetivos institucionais da descrição pelo arquivo, mas introduzem questões que dizem respeito tanto à identificação dos diferentes destinatários através dos tempos, com consequentes variações linguísticas mobilizadas no momento da pesquisa no arquivo, como também a relação que insidiosamente se coloca entre a recuperação, o acesso e o uso dos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Johanna Wilhelmina Smit, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Análise do Discurso pela Universidade de Paris-I, França. Mestre em Documentação pela Ecole Pratique des Hautes Etudes, França. Diretora Técnica do Arquivo Geral da Universidade de São Paulo (USP) - órgão central do Sistema de Arquivos da USP - São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

13/01/2015

Como citar

Smit, J. W. (2015). Recuperação, acesso e uso dos documentos arquivísticos. Ciência Da Informação, 42(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1391