Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas

Autores

  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1408

Palavras-chave:

Mediação de leitura. Leitura. Escrita. Bibliotecas universitárias

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo acerca do nível de mediação realizada pelas bibliotecas das universidades públicas por meio de atividades desenvolvidas focalizando as práticas de leitura e de produção escrita. A pesquisa se caracteriza, na primeira etapa, como um levantamento (survey) exaustivo acerca das atividades e experiências realizadas por esse tipo de biblioteca e, na sua segunda etapa, como um estudo dos casos das bibliotecas que informaram estar desenvolvendo atividades que guardam relações mais diretas com a leitura e a escrita. Nessa etapa foram identificadas as possibilidades de redimensionamento dessas atividades, de modo que se possa, a partir da análise dos resultados, sugerir novas configurações que tornem as bibliotecas universitárias mediadoras pró-ativas das práticas de leitura e de produção escrita, especialmente entre os estudantes em nível de graduação, trabalhando pelo desenvolvimento da competência em informação e apoiando mais diretamente a formação de sujeitos autônomos no ato de estudar e produzir conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba, JP - Brasil.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Gomes, H. F., & Santos, R. do R. (2015). Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1408

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)