Inclusão digital: um caminho para inclusão social

Renata Maria Abrantes Baracho Porto

Resumo


Apresenta-se um panorama dos fundamentos conceituais, da metodologia e dos resultados gerados a partir de um programa de inclusão digital desenvolvido em Minas Gerais. Os fundamentos dão suporte à busca da inclusão digital em direção à inclusão social. O artigo está baseado no conceito de inclusão digital não somente de pessoas de baixa renda, mas também das que não utilizam recursos tecnológicos por diferentes razões. Para suportar e validar os parâmetros considerados, traz a metodologia aplicada a diferentes comunidades com o projeto de inclusão digital da região do Alto Paraopeba (MG), que iniciou em 2008 e continua até a presente data. Apresenta também como exemplo de continuidade e ampliação o projeto de inclusão digital do carro biblioteca da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados apontam quantitativamente 100% de taxa de aprendizado dos participantes, por meio da análise dos questionários e acompanhamento do desenvolvimento individual, comprovando a eficiência da metodologia. Qualitativamente, há depoimentos que afirmam o interesse no projeto e a relevância do aprendizado nas relações pessoais e profissionais. A pesquisa responde a questões de como a inclusão digital proporciona a inclusão social, com base nas categorias de análise de como, para quê e porque as pessoas utilizam recursos tecnológicos. Conclui-se que as pessoas utilizam os recursos visando o aumento de conhecimento e de relacionamento através das redes sociais, dentre outras variáveis de motivação para a inclusão digital.

Palavras-chave


Inclusão digital; Inclusão social; Recuperação da informação; Sistemas de informação; Gestão da informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Renata Maria Abrantes Baracho Porto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.