Inclusão digital: um caminho para inclusão social

Autores

  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1411

Palavras-chave:

Inclusão digital, Inclusão social, Recuperação da informação, Sistemas de informação, Gestão da informação

Resumo

Apresenta-se um panorama dos fundamentos conceituais, da metodologia e dos resultados gerados a partir de um programa de inclusão digital desenvolvido em Minas Gerais. Os fundamentos dão suporte à busca da inclusão digital em direção à inclusão social. O artigo está baseado no conceito de inclusão digital não somente de pessoas de baixa renda, mas também das que não utilizam recursos tecnológicos por diferentes razões. Para suportar e validar os parâmetros considerados, traz a metodologia aplicada a diferentes comunidades com o projeto de inclusão digital da região do Alto Paraopeba (MG), que iniciou em 2008 e continua até a presente data. Apresenta também como exemplo de continuidade e ampliação o projeto de inclusão digital do carro biblioteca da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados apontam quantitativamente 100% de taxa de aprendizado dos participantes, por meio da análise dos questionários e acompanhamento do desenvolvimento individual, comprovando a eficiência da metodologia. Qualitativamente, há depoimentos que afirmam o interesse no projeto e a relevância do aprendizado nas relações pessoais e profissionais. A pesquisa responde a questões de como a inclusão digital proporciona a inclusão social, com base nas categorias de análise de como, para quê e porque as pessoas utilizam recursos tecnológicos. Conclui-se que as pessoas utilizam os recursos visando o aumento de conhecimento e de relacionamento através das redes sociais, dentre outras variáveis de motivação para a inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Renata Maria Abrantes Baracho Porto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Porto, R. M. A. B. (2015). Inclusão digital: um caminho para inclusão social. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1411

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)