Análise de assunto a partir de uma perspectiva histórica do ARIST

Autores

  • Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1416

Palavras-chave:

Análise de assunto, Indexação, Estudo bibliométrico, ARIST

Resumo

A análise de assunto como primeira etapa da indexação tem recebido pouca atenção como potencial temática para pesquisas teóricas no campo da biblioteconomia e da ciência da informação. Este artigo apresenta um estudo bibliométrico, buscando analisar os fatores que influenciam a suposta carência. Também procura entender por que as pesquisas dão mais ênfase aos estudos relacionados à segunda etapa da indexação: a tradução. Foi utilizado o método da análise de conteúdo, com a técnica categorial temática. O recorte foi realizado dentro do universo das publicações do Annual Review of Information Science and Technology (ARIST), e é composto pelas revisões dos anos de 1977, 1982, 1986 e 1989. Os resultados encontrados apontam para a veracidade do pressuposto de que poucas pesquisas teóricas têm sido desenvolvidas sobre a primeira etapa da indexação – a análise de assunto – e isso pode ser explicado por meio da ideia de que a análise de assunto é considerada uma etapa mais intelectual, que sempre envolve subjetividade, o que pode dificultar o estudo e a sistematização de seus procedimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Lima, G. Ângela B. de O., & Maculan, B. C. M. dos S. (2015). Análise de assunto a partir de uma perspectiva histórica do ARIST. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1416