Cartografia temática e de colaboração em organização do conhecimento no Brasil (2000-2010)

Autores

  • Nair Yumiko Kobashi Universidade de São Paulo (USP)
  • Fernanda Díaz Universidade de São Paulo
  • Solange Santana Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1417

Palavras-chave:

Organização da informação, Organização do conhecimento, Indicadores temáticos, Redes colaborativas

Resumo

Apresenta panorama da produção científica brasileira em organização do conhecimento do período 2000 a 2010, com foco nos eixos temáticos mais frequentes e nas redes colaborativas. O corpus foi constituído de artigos publicados em periódicos brasileiros de ciência da informação e de trabalhos de anais de eventos. Os resultados indicam que a produção se concentra nos temas organização da informação, ontologia, organização do conhecimento e representação do conhecimento. No entanto, organização de domínio, cartografia temática, classificação em ciência e tecnologia são temas emergentes. As redes de colaboração são mais intensas entre pesquisadores da mesma instituição. A sistematização aqui exposta pode subsidiar políticas de pesquisa da área e fomentar novas frentes de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Nair Yumiko Kobashi, Universidade de São Paulo (USP)

Livre-docência pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil.

Fernanda Díaz, Universidade de São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia pelo Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) - São Paulo, SP – Brasil.

Solange Santana, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil. Graduanda do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil. Técnica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Kobashi, N. Y., Díaz, F., & Santana, S. (2015). Cartografia temática e de colaboração em organização do conhecimento no Brasil (2000-2010). Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)