Avaliação da indexação por meio da recuperação da informação

Autores

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Isidoro Gil- Leiva Universidad de Murcia (UM)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1418

Palavras-chave:

Indexação, Avaliação da indexação, Recuperação da informação

Resumo

Nas unidades documentais onde se realiza a indexação de documentos é recomendada uma avaliação periódica da indexação efetuada. Desde décadas anteriores, existem procedimentos para essas avaliações, mas, na prática cotidiana, geralmente não são executadas por excesso de trabalho, falta de pessoal ou desconhecimento da existência de tais procedimentos. Com este trabalho se pretende proporcionar aos profissionais de ciência da informação diferentes procedimentos de avaliação da indexação. Para isso, em primeiro lugar, se expõe a relação inerente entre a indexação e a recuperação, se descrevem e explicam distintas formas de fazer controles ou avaliações sobre a indexação, e se mostra uma experiência de avaliação da indexação executada na rede de bibliotecas universitárias da Unesp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Marília, SP – Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Murcia - Murcia - Espanha. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP – Brasil.

Isidoro Gil- Leiva, Universidad de Murcia (UM)

Doutor em Técnicas y Métodos Actuales en Información pela Universidad de Murcia (UM) - Espanha. Professor da Universidad de Murcia - Murcia – Espanha.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Fujita, M. S. L., & Leiva, I. G.-. (2015). Avaliação da indexação por meio da recuperação da informação. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1418

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.