Princípios para modelagem de domínio: a posição de Barry Smith e de Ingetraut Dahlberg

Autores

  • Maria Luiza de Almeida Campos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Hagar Espanha Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1420

Palavras-chave:

Modelagem de domínio, Ontologias, Sistema de conceitos

Resumo

Na elaboração de modelos de domínios, é fundamental a determinação da unidade de representação que irá compor a estrutura de classes deste domínio - neste caso a discussão do que se pode determinar como conceito. Para tal, considera-se necessário se ter claro em que corrente filosófica se está apoiando, quando se refere a conceitos em diversos contextos. Apoia-se em dois autores clássicos da área de ciência da informação e da ciência da computação, respectivamente Ingetraut Dahlberg e Barry Smith, para introduzir-se uma discussão sobre o conceito de “conceito”. Além disso, discutem-se questões relacionadas à estruturação/classificação de um domínio, apontando em última análise convergências e divergências na postura teórica de cada um desses autores, propiciando maior entendimento para aqueles que estão preocupados com a modelagem de domínios de conhecimento/atividades. Por último, abordam-se questões relativas às relações semânticas e definições no intuito de evidenciar pontos fundamentais para estruturação de domínios de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Luiza de Almeida Campos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP - Brasil. Pós-Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ – Brasil.

Hagar Espanha Gomes

Livre-docência pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ – Brasil. Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD/IBICT) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Campos, M. L. de A., & Gomes, H. E. (2015). Princípios para modelagem de domínio: a posição de Barry Smith e de Ingetraut Dahlberg. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1420

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>