Memória do conhecimento: em busca de sustentabilidade para os objetos digitais

Autores

  • Vera Dodebei Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1424

Palavras-chave:

Objeto digital, Sustentabilidade, Arquivos digitais, Organização do conhecimento, Memória e informação

Resumo

Discute-se o objeto digital, os efeitos que produz nas esferas informacional, social e memorial e a visibilidade deste constructo a partir dos contextos arqueológico e ecológico. A perspectiva de análise da organização e administração de arquivos digitais foi a da cultura material, dos artefatos produzidos socialmente, da duração ou ciclo de vida, para pensar as possibilidades de sustentabilidade e reciclagem dos objetos digitais que modelam informação e conhecimento. Como conclusão, dois conceitos – “persistência aurática” (conservação) e “transformação mítica” (reuso ou reciclagem) – emergiram para guiar a crítica ao modelo de representação do ciclo de vida da informação e a identificação de rastros e restos digitais arquivados na Web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Vera Dodebei, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Dodebei, V. (2015). Memória do conhecimento: em busca de sustentabilidade para os objetos digitais. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1424