Análise econômica para o processo decisório em sistemas de informação

Autores

  • Aldo de Albuquerque Barreto

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v10i1.159

Palavras-chave:

Análise econômica de sistemas de informação. Indicadores econômicos para sistemas de informação.Custo. Eficácia. Produtividade do sistema.Tomada de decisão.

Resumo

A utilização de análise econômica é sugerida para fornecer elementos ao processo decisório na área de sistemas de informação. Tais sistemas são analisados como Unidades de Produção, utilizando-se a teoria da produção. Pressupõe-se a existência de uma relação técnica entre os fatores de produção utilizados pelo sistema e o volume daprodução do sistema. Essa relação técnica entre fatores é um conceito diferente da técnica utilizada pelo sistema. O trabalho aponta uma necessidade de incrementar pesquisas da relação técnica e econômica dos fatores de produção usados em sistemas de informação. Alguns indicadores para a tomada de decisão são propostos.

Descritores

Análise econômica de sistemas de informação. Indicadores econômicos para sistemas de informação.Custo. Eficácia. Produtividade do sistema.Tomada de decisão.

Abstract

A study of some economic aspects of systems dealing with information. A theoretical approach tobuild up a formai framework to analyze and find some economic indicators for information systems.Costs and efficiency will be examined in the light of the economic theory of production. A model for economic evaluation of such systems is sought. It is hoped that economic analysis will improve management understanding and decision making in terms of cost, benefit and productivity. As a theoretical language is sought, as well as experimental testing, it could be useful for teaching in information science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Aldo de Albuquerque Barreto

Pesquisador da Divisão de Ensino e Pesquisa do IBICT

Downloads

Como citar

Barreto, A. de A. (1981). Análise econômica para o processo decisório em sistemas de informação. Ciência Da Informação, 10(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v10i1.159

Edição

Seção

Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>