Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível

Everton Lopes Bonifacio

Resumo


O presente artigo realiza uma pesquisa exploratória, utilizando de metodologia de análise de conteúdo, sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e o Marketing. O objetivo é determinar os pontos de contato entre as duas disciplinas e o nível de complexidade com que vem se dando esta relação. Concluímos que, embora existam pontos de convergência entre ambas as disciplinas, existem fortes indícios de que a maioria deles se trata meramente de aplicações da Ciência da Informação no Marketing e do Marketing na Ciência da Informação, sem que se forme uma relação verdadeiramente interdisciplinar que implicaria em intercâmbios conceituais e metodológicos entre as duas disciplinas. Enfim, as relações aparentam ser mais de multidisciplinaridade, com baixa cooperação de pesquisadores de ambas as áreas, do que de interdisciplinaridade, na qual os pesquisadores contribuiriam mutuamente para um maior avanço de ambas as disciplinas, sugerindo um grande espaço para ampliação das relações interdisciplinares.

 


Palavras-chave


Ciência da Informação; Marketing; Interdisciplinaridade; Análise de Conteúdo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Everton Lopes Bonifacio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.