Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível

Autores

  • Everton Lopes Bonifacio IBICT / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1791

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Marketing, Interdisciplinaridade, Análise de Conteúdo

Resumo

O presente artigo realiza uma pesquisa exploratória, utilizando de metodologia de análise de conteúdo, sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e o Marketing. O objetivo é determinar os pontos de contato entre as duas disciplinas e o nível de complexidade com que vem se dando esta relação. Concluímos que, embora existam pontos de convergência entre ambas as disciplinas, existem fortes indícios de que a maioria deles se trata meramente de aplicações da Ciência da Informação no Marketing e do Marketing na Ciência da Informação, sem que se forme uma relação verdadeiramente interdisciplinar que implicaria em intercâmbios conceituais e metodológicos entre as duas disciplinas. Enfim, as relações aparentam ser mais de multidisciplinaridade, com baixa cooperação de pesquisadores de ambas as áreas, do que de interdisciplinaridade, na qual os pesquisadores contribuiriam mutuamente para um maior avanço de ambas as disciplinas, sugerindo um grande espaço para ampliação das relações interdisciplinares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Everton Lopes Bonifacio, IBICT / UFRJ

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRJ/IBICT. Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Bacharel em Informática pela UFF. Gerente Acadêmico de Soluções Corporativas da Universidade Estácio de Sá. Professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino.

Downloads

Publicado

26/06/2017

Como citar

Bonifacio, E. L. (2017). Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível. Ciência Da Informação, 44(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1791

Edição

Seção

Artigos