Segurança da informação na rede educacional do IFF

Autores

  • Andre de Azevedo Cunha Universidade Candido Mendes
  • Georgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Candido Mendes
  • Simara Netto Martins Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1802

Palavras-chave:

Redes de computadores, Segurança, Mineração de Dados, Weka

Resumo

Com o avanço e disseminação dos serviços on-line, as redes de computadores ficaram vulneráveis. Nos dias de hoje, praticamente todos os computadores e dispositivos móveis estão conectados a grande rede mundial, a Internet, deixando o maior patrimônio das corporações, a informação, sem a devida proteção. Seja por descuido do próprio usuário, deixando sua máquina vulnerável, ou por falha de segurança na rede, com com brechas de segurança já conhecidas. O objetivo deste trabalho é aplicar técnicas de mineração de dados nos logs do tráfego de rede gravados no banco de dados de uma Instituição de Ensino Superior Pública, para identificar tráfegos maliciosos que possam deixar a informação confidencial de pesquisas e do histórico dos discentes vulnerável ou a rede congestionada, e assim diminuir o custo para o setor público com contratação de canais de dados, otimizando o seu uso e segurança, beneficiando os usuários, sejam eles alunos, docentes ou servidores. Com a extração do conhecimento do tráfego não desejado é possível e possível bloqueá-los para aumentar a segurança de toda a rede e otimizar a mesma para o seu devido fim: como plataforma de conhecimento para a comunidade. O software utilizado para minerar os dados foi o WEKA, onde foi possível visualizar através do algoritmo apriori por exemplo que quando o protocolo é UDP e o país de origem o Brasil, a categoria do alerta é trojan-activity. Já com o uso do algoritmo ZeroR, com o atributo IP de origem como entrada, que o host 10.12.9.135 teve 22,19% dos alertas.

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Publicado

26/06/2017

Como citar

de Azevedo Cunha, A., Rodrigues Gomes, G. R., & Netto Martins, S. (2017). Segurança da informação na rede educacional do IFF. Ciência Da Informação, 44(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1802

Edição

Seção

Relato de Experiência