Obras raras on-line: um serviço digital da biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Robson da Silva Teixeira, Rodrigo Otávio Lopes de Souza

Resumo


A presente pesquisa busca articular mecanismos para a elaboração de Biblioteca Digital de Obras Raras como ferramenta de enfrentamento aos desafios impostos pelas atuais tecnologias da informação e comunicação (TICs) na disseminação da informação nas universidades públicas brasileiras, tendo como parâmetro um estudo de caso no setor de referência da Biblioteca Plínio Sussekind Rocha, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ). Para tanto, desenvolveu-se o projeto em etapas, que consistiu numa pesquisa para verificar quais obras raras já estão em domínio público; avaliação de suas condições físicas; preparo dos arquivos digitais para disponibilização e criação do site. A partir daí, os arquivos foram disponibilizados para leitura e download. Portanto, todos os objetivos engendrados foram alcançados, e o site Obras Raras on-line já está disponível para consulta. Espera-se que ele cumpra o papel de disseminador da informação, fazendo com que a biblioteca busque realizar um trabalho ligado aos interesses da comunidade científica, em que ela participa, interroga e descobre valores, além de poupar o tempo do usuário através da otimização do serviço.

Palavras-chave


Biblioteca de Obras Raras; Serviço de Referência; Biblioteca Universitária; Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; Sistemas de Informação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Robson da Silva Teixeira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.