Modelo de arquitetura de portal corporativo com ênfase à gestão do conhecimento

Jorge Eduardo Pimentel da Lapa, Tomás Daniel Menendez Rodriguez

Resumo


Nos últimos anos, um número crescente de empresas tem percebido a importância da gestão do capital intelectual. Fatores como a globalização da economia e a conscientização do valor do trabalho especializado, conscientização do conhecimento como fator de produção e tecnologias de redes de dados apontam para crescente substituição da força física pela cerebral nas organizações. Este artigo tem como objetivo definir um modelo de arquitetura de portal corporativo com ênfase à gestão do conhecimento, com abordagem qualitativa, cuja natureza da pesquisa se classifica como aplicada, exploratória e explicativa. Através do procedimento técnico bibliográfico esta produção sintetiza algumas das principais teorias sobre conhecimento e gestão do conhecimento e apresenta as definições e classificações sobre portais corporativos e as ferramentas tecnológicas de apoio à gestão do conhecimento. Conjugando essas ideias, constrói uma arquitetura de portal corporativo como ferramenta estratégica de apoio às práticas de gestão do conhecimento nas organizações.

Palavras-chave


Conhecimento; Gestão do conhecimento; Tecnologia; Portais corporativos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Jorge Eduardo Pimentel da Lapa, Tomás Daniel Menendez Rodriguez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.