O comportamento dos custos em serviços de informação

Autores

  • Aldo de Albuquerque Barreto

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v13i2.199

Palavras-chave:

Custos dos Serviços/Sistemas de Informação.Fatores de produção. Comportamento dos custos/ serviço de busca retrospectiva/ serviço de disseminação seletiva da informação

Resumo

O comportamento dos custos em serviços de informação é analisado. Discute-se a importância das condições operacionais, os fatores de produção responsáveis pelos serviços e o seu relacionamento com o custo. É feita uma análise do custo unitário ou médio e suas limitações como indicador para tomada de decisões. O conceito de capacidade do sistema é discutido e algumas variáveis que influenciam o comportamento dos custos para serviços de busca retrospectiva e de disseminação seletiva da informação são apresentadas.

Descritores

Custos dos Serviços/Sistemas de Informação.Fatores de produção. Comportamento dos custos/ serviço de busca retrospectiva/ serviço de disseminação seletiva da informação.

Abstract

Cost behavior for information services is analysed. Production factors and operational conditions for information systems are related to costs of services. Average cost or unit cost are presented as a poor indicator for decision making and system evaluation. The concept of system capacity is discussed and some variables which are influencing costs for retrospective search and SDI services are presented.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Aldo de Albuquerque Barreto

Coordenador da Área de Ciência da Informação do Curso de Mestrado em Comunicação: Ciência da Informação, Convénio IBICT/ECO-UFRJ.

Downloads

Como citar

Barreto, A. de A. (1984). O comportamento dos custos em serviços de informação. Ciência Da Informação, 13(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v13i2.199

Edição

Seção

Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>