Serviço Aruanda: uma introdução ao sistema

Autores

  • Benedito Ferreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v13i1.212

Palavras-chave:

Disseminação de informações. Aplicações de banco de dados. Sistemas gerenciais.

Resumo

O ARUANDA é um serviço de disseminação em linha de informações econômico-financeiras destinadas ao público em geral, mantido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Muito mais que um Sistema, o ARUANDA presta serviços de atendimento de usuários e estimula o fornecimento de informações por parte de agentes e órgãos externos ao SERPRO. Visto como um sistema de processamento de dados, o ARUANDA utiliza recursos e técnicas de Banco de Dados, Teleprocessamento e Comunicação de Dados. O objetivo deste trabalho é dar uma visão introdutória do ARUANDA, através de uma descrição geral da arquitetura do Sistema.

Descritores

Disseminação de Informações. Aplicações de Banco de Dados. Sistemas gerenciais.

Abstract

The scope of this paper is to provide an introduction view of ARUANDA, through the use of a general description of the system framework. ARUANDA is an on-line Information system, which aims to supply financial and economic information to the user.SERPRO, a public firm, offers this on-line service. ARUANDA is also an attempt to stimulate the Brazilian Information industry as far as the impact of ARUANDA to private and public firms, others than SERPRO, is concerned. With respect to the Information system, ARUANDA uses data bank, data comunication network and related technologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Benedito Ferreira de Oliveira

Engenheiro Civil; Mestre em Ciências da Computação pela COPPE - UFRJ, em 1980. Coordenador de Suporte Técnico da Divisão de Disseminação de Informações do Serviço Federal de Processamento de Dados — SERPRO. Participou da equipe de desenvolvimento do projeto ARUANDA.

Downloads

Como citar

de Oliveira, B. F. (1984). Serviço Aruanda: uma introdução ao sistema. Ciência Da Informação, 13(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v13i1.212

Edição

Seção

Sistemas e Serviços

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.