Aspectos psicológicos no relacionamento bibliotecário e usuário

Geraldina Porto Witter

Resumo


As relações psicológicas entre usuários e bibliotecários são complexas e influenciadas por variáveis de cada um deles, além de estarem sujeitas às influências do ambiente. O comportamento do usuário tem alguma influência no do bibliotecário e vice-versa, podendo conduzir a um relacionamento muitas vezes não positivo para ambos. Para tornar essas relações mais adequadas, é necessário planejar, para modificar não só o comportamento de usuários e de bibliotecários, mas também o currículo usado para formação do bibliotecário. As possíveis influências dessas variáveis precisam ser objeto de pesquisa no Brasil.

Psycological aspects in the relationship between librarian and the library users

Abstract

The psychological relationships between the library user and the librarians are complex and they are influenced by variables of each one and also of the environment. The behavior of the user has some impact on the librarian responsive ness and the behavior of the second has influence on the first. This may affect the relationship between both. In order to have more suitable relationships it is necessary to plan in order to modify user's and librarian's behaviors, and the curriculum used in library schools. The possibile influences of these variables must be object of research in Brazil.


Palavras-chave


Psicológicos. Bibliotecário.Usuário

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Geraldina Porto Witter

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.