A matriz de dados e a metodologia da pesquisa em Ciência da Informação

Autores

  • Gilda Olinto do Valle Silva

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v16i2.258

Palavras-chave:

Matriz de dados.Metodologia

Resumo

As três principais fases da maioria das pesquisas em Ciência da Informação são vistas aqui como três maneiras de se focalizar uma matriz de dados. Na primeira fase, o pesquisador define uma matriz vazia, ao selecionar variáveis e os casos a serem estudados. Na segunda fase, o pesquisador faz o trabalho de campo que pode ser visto como passos necessários para preencher uma matriz de dados. Na terceira fase da pesquisa a matriz de dados é analisada. Abordando os assuntos e problemas envolvidos em dada uma dessas três fases, pretende-se contribuir para um programa de metodologia de pesquisa que visa o maior rigor e eficiência no processo da pesquisa.

The data matrix and research methods in Information Science

Abstract

The three main phases of most research projects in Information Science are seen here as three ways of looking at a data matrix. During the first phase the researcher defines an empty matrix by selecting variables and cases to be studied. During the second phase the researcher does his field work which can be seen as steps necessary to fill in a data matrix. In the third phase the researcher analyses a data matrix. Considering the main subjects and problems involved in each phase we intend to contribute to a program in research methods which aims at more rigor and efficiency in the research process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Gilda Olinto do Valle Silva

Escola de Comunicação Universidade Federal do Rio de Janeiro 22290 Rio de Janeiro, RJ

Downloads

Como citar

do Valle Silva, G. O. (1987). A matriz de dados e a metodologia da pesquisa em Ciência da Informação. Ciência Da Informação, 16(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v16i2.258

Edição

Seção

Artigos