Da necessidade de promover o uso da informação

Autores

  • Nice Menezes de Figueiredo

Palavras-chave:

uso da informação

Resumo

Apesar de o uso da informação ser reconhecido como fundamental para o desenvolvimento, a UNESCO detectou subutilização da informação nos países em desenvolvimento. Barreiras generalizadas foram identificadas, bem como apontados diversos fatores como inibidores do uso da informação nestes países. No Brasil, os problemas assinalados pela UNESCO podem ser ainda exacerbados devido às condições deficientes das estruturas e serviços de informação no País. A UNESCO faz recomendações de curto e longo prazos para a superação destas barreiras. Com base neste conhecimento, foi apresentado e aprovado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimeno Científico e Tecnológico (PADCT), em 1985, um projeto visando a promover o uso da informação em sistemas selecionados no País.

The need to promote the use of information

Abstract

The importance of information for the development has long been recognized, but according to a UNESCO study it was found that information is underutilized in developing countries. Barriers of different kinds and a number of factors were indicated as contributing to inhibiting the use of information. In Brazil, these problems can be exacerbated by lack of structure and diffident resources in the information services of the country. UNESCO recommendations to alleviate this problem are concerned with short and long term measures. Based on this knowledge, a project was presented to and approved by the Program to support the Scientific and Technological Development (PADCT), in 1985, with the objective of promoting the use of information selectively in some of the country's systems.

Biografia do autor

Nice Menezes de Figueiredo

Escola de Comunicação Universidade Federal do Rio de Janeiro 22290 Rio de Janeiro, RJ

Downloads

Como citar

Figueiredo, N. M. de. (1987). Da necessidade de promover o uso da informação. Ciência Da Informação, 16(1). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/274

Edição

Seção

Artigos