Potencial informacional e comunicacional dos portais governamentais: uma análise a partir de indicadores de e-democracia

Autores

  • Paloma Maria Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.3047

Palavras-chave:

Avaliação de sites, Índice de Desenvolvimento Humano, Indicadores de desempenho

Resumo

Dado o grande potencial da internet como ligação e canal de comunicação com os cidadãos, diversas instâncias do Estado estão adotando os meios eletrônicos para disponibilizarem suas iniciativas por intermédio de portais de governo. Considerando sua relevância no contexto atual, este artigo busca, a partir de uma pesquisa mista, verificar em que medida os portais dispõem informação e ferramentas de comunicação em prol do avanço na construção e no aperfeiçoamento da democracia. A partir da análise dos dados coletados, foi possível constatar que os portais pouco têm utilizado sua potencialidade colaborativa, e que precisam fomentar com mais intensidade iniciativas que viabilizem a participação dos cidadãos nos debates e nas decisões governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Paloma Maria Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche em Universidad de Zaragoza (UNIZAR), Espanha. Pesquisadora pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC – Brasil.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Universidad de Zaragoza (UNIZAR), Espanha. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC – Brasil.

Downloads

Publicado

08/12/2017

Como citar

Santos, P. M., & Rover, A. J. (2017). Potencial informacional e comunicacional dos portais governamentais: uma análise a partir de indicadores de e-democracia. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.3047

Edição

Seção

Artigos