Gerência da informação: mudanças nos perfis profissionais

Autores

  • Regina de Barros Clanconi

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.356

Palavras-chave:

Administração dos recursos de informação. Gerenciamento da informação. Profissional da informação.

Resumo

Aborda a problemática provocada pela aplicação da tecnologia aos acervos de informação, integrando áreas até então estanques nas organizações e, simultaneamente, trazendo à tona questões como a necessidade de racionalizar o fluxo e o ciclo da informação, estimular o uso da informação como instrumento de apoio ao planejamento e à tomada de decisão, levantar custos de serviços e sistemas de informação, identificar desperdícios e inadequações dos recursos tecnológicos, adequar a coleta, o armazenamento e a disseminação às normas e à legislação. Encarar a informação em todo o seu complexo contexto é a base da filosofia da Administração dos Recursos de Informação (ARI), que consiste na visão integrada de todos os recursos envolvidos no ciclo da informação (geração, coleta, organização, armazenamento, disseminação e uso), sejam a informação propriamente dita (conteúdo), os recursos tecnológicos e os recursos humanos. A identificação de novos mercados e oportunidades de envolvimento profissional para os bibliotecários e especialistas em informação ê uma contingência da evolução e do papel relevante da informação na sociedade, que não deixa lugar para a segregação profissional, para espaços estreitamente compartimentados dentro da organização. O novo modelo provê objetivos e metodologias compatíveis para todo o ambiente informacional, exigindo conhecimento da organização e do negócio, bem como das metodologias e técnicas de organização e tratamento da informação, aliado a uma visão genérica da tecnologia, de modo a administrar a informação como um recurso económico e estratégico essencial à eficácia das empresas e do governo.

Palavras-chave

Administração dos recursos de informação. Gerenciamento da informação. Profissional da informação.

Information management: changes on Information professional profile

Abstrat

The paper focus on changes caused by information technology spplied to information records. Information technology promotes the integration of information functions and the need to control both the information flow and the information cycle in the organizations. The effective organization, dissemination and use of technical, scientific or business information are criticai success factors to countries and companies. Several new information professions have emerged on the last decades. Information market is driven by a new paradigm: the holistic management of information resources. Information Resources Management (IRM) supposes compatible aims and methods for the informational environment. New professionals need to know the organization's goals and must have a geheralistic approach to new information technology in order to manage information as an economic and strategic resource. Librarians and infonnation specialists role are quickly changing. This paper also points to new opportunities related to infonnation management in the organizations.

Keywords

Information resources management. Information management. Information specialist.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Regina de Barros Clanconi

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou no Serviço Aruanda, do Serpro, em projetos de bases de dados e na Subsecretária de Controle de Informática do Setor Público (Sinfor/SAF), na área de Administração dos Recursos de Informação. Atualmente, como analista de informática do Serpro (filial Rio), trabalha em projetos de sistemas de recuperação de informações e na avaliação de softwares de armazenamento e recuperação de textos e imagens.

Downloads

Como citar

Clanconi, R. de B. (1991). Gerência da informação: mudanças nos perfis profissionais. Ciência Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.356

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.