Acesso a bases de dados em linha e em CD-ROM: algumas considerações sobre a sua implantação em países em desenvolvimento

Autores

  • Roseane Regina Velho Lopes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.358

Palavras-chave:

Tecnologia da informação. Sistemas de informação. Bases de dados/acesso. Acesso em linha. Acesso em CD-ROM.

Resumo

Apresenta-se um estudo comparativo do acesso a bases de dados em linha e em CD-ROM, a fim de auxiliar os profissionais da informação de países em desenvolvimento em seus processos de tomada de decisão para incorporação destas tecnologias aos seus ambientes de trabalho. Os seguintes critérios devem ser levados em consideração: a) em nível interno de organização: objetivos e perfil do sistema de informações considerado; adequação da tecnologia e dos sistemas de informação e treinamento de recursos humanos; b) a nível externo da organização: o estabelecimento de uma política nacional para maximizar o acesso, recuperação e disseminação de informações, a fim de se fazer uso integral dos recursos financeiros, humanos e informacionais envolvidos.

Palavras-chave

Tecnologia da informação. Sistemas de informação. Bases de dados/acesso. Acesso em linha. Acesso em CD-ROM.

Abstract

Data base access on-line and in CD-ROM: some considerations for its development in developing countries Abstract A comparative study between the access to databases in CD-ROM and on-line is presented to aid information scientists and librarians in their decision-making process for the incorporation of these technologies in their work environment. The following aspects must be taken into account: a) at intemal organizational level - aims and profíle of the information retrieval system considered, appropriateness of technology and information systems and training of human resources; b) at external organizational level - the establishment of a national policy to maximize information access, retrieval and dissemination in order to make full use of information, financial and human resources involved.

Keywords

Information technology.Information systems.Data base access.On-line access. CD-ROM access.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Roseane Regina Velho Lopes

Mestre em Ciências pela Victoria Uníversity of Manchester, Manchester, Inglaterra. Trabalhou como consultora para assessoria na área.de infor- mação, principalmente de caráter multilingüe, na Fundação Ciência e Tecnologia (Cientec) do Esta- do do Rio Grande do Sul. Atualmente, é doutoran- da do Curso de Filosofia em Ciência da Informação da City University, Londres, Inglaterra.

Downloads

Como citar

Lopes, R. R. V. (1991). Acesso a bases de dados em linha e em CD-ROM: algumas considerações sobre a sua implantação em países em desenvolvimento. Ciência Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.358

Edição

Seção

Artigos