Competência em informação aplicada aos discentes da Faculdade Unb Planaltina: desafios e integração das ações bibliotecária e docente

Autores

  • Rafael Barcelos Santos Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF– Brasil
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil.
  • Fernanda Regina Nascimento Universidade de Brasília, Campus Planaltina/DF (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3803

Palavras-chave:

Competência em Informação, CoInfo, Faculdade UnB Planaltina, Ações bibliotecária e docente, Programa de formação

Resumo

O artigo aborda a competência em informação (CoInfo) enquanto disciplina conectada a programas de formação institucional. Com um estudo de caso, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva relata as experiências e as ações bibliotecária e docente no âmbito da disciplina Tópicos Especiais em Biblioteconomia e Ciência da Informação: Competência em Informação para a Iniciação Científica, ofertada no câmpus da Faculdade UnB Planaltina/FUP, como parte integrante do Programa de Formação para a CoInfo da Universidade de Brasília (UnB). Apresenta os principais conteúdos direcionados para o desenvolvimento da CoInfo nos discentes de graduação dos cursos da FUP, tendo como base as demandas e as necessidades informacionais dessa comunidade acadêmica. Como resultado, demonstra a abrangência da disciplina ministrada no decorrer de cinco semestres ininterruptos. Conclui que a disciplina é estratégica na FUP, visto que o Plano Político Pedagógico Institucional do câmpus está em consonância com os princípios da CoInfo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rafael Barcelos Santos, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF– Brasil

Mestrando em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF. Especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG )- Rio de Janeiro, RJ. Bibliotecário/Documentalista na Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF– Brasil.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF. Diretora e professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Fernanda Regina Nascimento, Universidade de Brasília, Campus Planaltina/DF (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Doutora em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - SP, com estágio doutoral no Institut Bodenkund, na Universität Freiburg (UNI FREIBURG) - Alemanha. Professora da Universidade de Brasília, Campus Planaltina/DF (UnB) - Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

10/11/2017

Como citar

Santos, R. B., Simeão, E. L. M. S., & Nascimento, F. R. (2017). Competência em informação aplicada aos discentes da Faculdade Unb Planaltina: desafios e integração das ações bibliotecária e docente. Ciência Da Informação, 45(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3803