Políticas e práticas de desenvolvimento de programas de competência informacional em bibliotecas universitárias espanholas

Autores

  • Renata Braz Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.
  • Aurora Cuevas -Cerveró Universidad Complutense de Madrid (UCM) - Madrid - Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3884

Palavras-chave:

Competência em informação, Alfabetização informacional, Bibliotecas universitárias, REBIUN

Resumo

Apresenta resultados de investigação sobre o desenvolvimento de programas de formação em competências informacionais nas universidades espanholas. Foram adotados como técnica de coleta de dados a análise documental de páginas de bibliotecas de 75 universidades, entrevistas e aplicação de questionários com profissionais de 21 instituições, além de observação direta. Os dados textuais coletados, as entrevistas transcritas e os registros das observações foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2003). Constatou-se que, com o apoio e incentivo da Rebiun, grande parte das universidades espanholas iniciou o processo formação em competência informacional a partir da iniciativa das bibliotecas e dos bibliotecários em conjunto com outras unidades. Percebe-se que, embora haja programas de destaque por sua abrangência, estes ainda são uma minoria, refletindo heterogeneidade em relação à modalidade de aplicação (presencial ou a distância), públicos (alunos de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos), forma (disciplinas inteiras obrigatórias, cursos de extensão optativos, palestras dentro de disciplinas, etc.). Contudo, conclui-se que essa prática está presente na agenda das equipes e que a cada dia tem se consolidado mais no conjunto dessas bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.

 
Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.

Aurora Cuevas -Cerveró, Universidad Complutense de Madrid (UCM) - Madrid - Espanha.

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília ( UnB), Brasil. Doutora en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha. Personal Docente Investigador da Universidad Complutense de Madrid (UCM) -  Madrid  - Espanha.

Downloads

Publicado

10/11/2017

Como citar

Gonçalves, R. B., & -Cerveró, A. C. (2017). Políticas e práticas de desenvolvimento de programas de competência informacional em bibliotecas universitárias espanholas. Ciência Da Informação, 45(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3884