Da imaginação do desejossonho à imaginação do real

Autores

  • Paulo Sergio Sgarbi Goulart Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3956

Palavras-chave:

Vistura, Leitura de imagem, Imagem e ciência

Resumo

Para estabelecer um confronto com o conceito “leitura de imagem”, tenho desenvolvido, desde 2005, junto com o grupo de pesquisa Linguagens desenhadas e educação, a noção de vistura, cujas linhas gerais e caminhos percorridos até agora (maio de 2017) foram apresentados na 1ª Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura, em junho de 2013. O texto está estruturado a partir dos slides da apresentação feita na bienal, que traz um percurso que tem como propósito estabelecer algumas diferenciações marcantes e essenciais entre as linguagens verbal, escrita e falada, e imagética que sustentes que a noção de vistura é mais apropriada para tratar a imagem do que o conceito de leitura de imagem. Para aprofundar a questão, passam-se pela expressão imagética de pessoas sem visão, alguns, mesmo, cegos de nascença e de outras cuja “deficiência” seria limitadora da expressão pela imagem. Passando por pequena análise de algumas produções imagéticas, como livroimagem, charges, cartuns, e estreitando a relação da linguagem imagética com a ciência, fecha-se o texto como uma provocação à reflexão sobre a noção de vistura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Paulo Sergio Sgarbi Goulart, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)- RJ - Brasil. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018

Como citar

Goulart, P. S. S. (2018). Da imaginação do desejossonho à imaginação do real. Ciência Da Informação, 43(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3956