Construindo ontologias com a metodologia ontoforinfoscience: uma abordagem detalhada das atividades do desenvolvimento ontológico

Autores

  • Fabricio Martins Mendonca
  • António Lucas Soares

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4013

Palavras-chave:

Ontologia, Desenvolvimento de ontologias, Hematologia, Direito médico

Resumo

Na utilização de ontologias como sistemas de organização do conhecimento para fins de representação, organização e recuperação da informação, um dos maiores desafios é o processo de construção da ontologia, o qual é complexo e exige conhecimentos técnicos específicos dos desenvolvedores. Nos últimos anos, diversas metodologias foram criadas para auxiliar na construção de ontologias, as quais possuem passos bem estabelecidos mas nem sempre bem detalhados, causando problemas no desenvolvimento de ontologias. O presente artigo descreve uma metodologia para construção de ontologias, denominada OntoForInfoScience, que tem como diferencial o detalhamento das atividades do ciclo de desenvolvimento ontológico, explicando mais claramente termos técnicos, questões lógicas e filosóficas envolvidas na construção de ontologias. Como resultados práticos atuais da OntoForInfoScience, apresenta-se parte do conteúdo de duas ontologias desenvolvidas com tal metodologia: (i) Hemonto: uma ontologia biomédica sobre os componentes do sangue humano utilizados para hematologia e hemoterapia; e (ii) Ontolegis: uma ontologia de domínio jurídico que representa o conhecimento relativo à informação legislativa brasileira sobre o direito médico. Conclui-se que a OntoForInfoScience foi de grande utilidade para a criação de representações ontológicas formais em ambos os domínios modelados, e seus detalhamentos permitiram auxiliar os desenvolvedores em questões lógicas e filosóficas do processo de construção e no entendimento de conceitos técnicos de ontologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Fabricio Martins Mendonca

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil, com período sanduíche em Universidade do Porto (U.Porto) - Portugal. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora, MG - Brasil.

António Lucas Soares

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade do Porto, Porto, Portugal. Professor Associadoe, Departmento de Engenharia Informática, INESC TEC, Porto, Portugal.

Publicado

28/12/2017

Como citar

Mendonca, F. M., & Soares, A. L. (2017). Construindo ontologias com a metodologia ontoforinfoscience: uma abordagem detalhada das atividades do desenvolvimento ontológico. Ciência Da Informação, 46(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4013

Edição

Seção

Parte I - Contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa sobre ontologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)