Construção de ontologia na prática: um estudo de caso aplicado ao domínio obstétrico

Fernanda Farinelli, Peter L. Elkin

Resumo


O volume de informação e a variedade de fontes de informação gera desafios para a integração informacional. A necessidade de integração de informação entre sistemas de informação distintos alavancou pesquisas para identificar alternativas capazes de proporcionar interoperabilidade semântica entre sistemas, ou seja, a especificação da informação sem gerar ambiguidades. Como contribuição da Ciência da Informação, as ontologias servem como alternativa de padronização semântica das informações. Entretanto, o processo de construção de ontologias ainda gera muita dúvida entre pesquisadores. Muitos autores descrevem metodologias para a construção de ontologias, mas observa-se uma lacuna entre os métodos descritos e a sua aplicação na prática. Busca-se demonstrar na prática a construção de uma ontologia que adotou duas consolidadas metodologias: o realismo ontológico e a metodologia NeOn. Em relação aos métodos e procedimentos técnicos realizados, esta pesquisa é um estudo de caso que investiga a prática da construção de uma ontologia biomédica no domínio obstétrico, com o objetivo de descrever e explicar o processo de construção da ontologia praticado. Espera-se contribuir com o avanço da pesquisa em construção de ontologias no campo da Ciência da Informação, dada sua aplicação na solução problemas de organização e recuperação de informações em ambientes informacionais de diversos campos científicos.


Palavras-chave


Construção de ontologia; Metodologia para construção de ontologia; Ontologia biomédica; Ontologia formal; Ontologia de domínio

Texto completo:

PDF PDF (atualizado)


DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf..v46i1.4018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fernanda Farinelli, Peter L. Elkin

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil