Aplicação e uso de ontologias musicais

Autores

  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Monteiro de Barros

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4021

Palavras-chave:

Sistema de Organização do Conhecimento, Ontologia, Música

Resumo

As ontologias são instrumentos fundamentais para a interoperabilidade no contexto da Web Semântica, pois estão fundamentadas na descrição explícita das relações semânticas em domínios de conhecimento. O domínio da música, especificamente, apresenta conceitos implicados em dimensões de naturezas distintas, como sonora, bibliográfica, cultural (incluindo emoção, gênero musical, informações de redes sociais), de produção, de performance, etc. Este estudo, de caráter exploratório, procura mostrar as várias experiências relacionadas ao uso das ontologias musicais no mundo registradas na literatura científica internacional. Para tanto, realizou-se um levantamento nas bases LISA e Scopus e também em trabalhos oriundos das conferências do ISMIR. O corpus total é formado por 102 documentos, e a análise qualitativa ocorreu por meio do resumo dos documentos. Os resultados mostram cinco tipos de usos e aplicações das ontologias: 1) âmbito comercial; 2) compartilhamento da representação conceitual sem mencionar aplicação específica; 3) recomendação de músicas; 4) recuperação da informação; 5) outros. Conclui-se que para cada uso e aplicação pretendidos para determinada ontologia musical, certas dimensões da música são mais ou menos relevantes. Nesse sentido, do ponto de vista da interconexão de dados no contexto da Web Semântica, o que parece ser um desafio para o futuro das pesquisas em ontologias musicais é a interação, de fato, entre as distintas propostas de modo a cobrir, ainda que não completamente, o heterogêneo universo conceitual do domínio da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Lingüística pela Université Laval, U.LAVAL, Canadá. Mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Camila Monteiro de Barros

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

28/12/2017

Como citar

Café, L. M. A., & Barros, C. M. de. (2017). Aplicação e uso de ontologias musicais. Ciência Da Informação, 46(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4021

Edição

Seção

Parte II - Aplicações e usos de ontologias na ciência da informação