O cidadão como sensor inteligente

Autores

  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi Universidade Católica de Brasília , Curso de Sistemas de Informação - UCB-DF
  • Michel Carmo Lopes
  • Marcos Augusto Alves Tito de Morais

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4047

Palavras-chave:

Participação social. Sensor inteligente, Sensemaking, Aplicativos móveis

Resumo

A mobilidade e a conectividade ilimitada das pessoas, por meio dos smartphones, têm transformado a realidade da sociedade e consolidado o crescimento dessa tendência, sendo uma das principais apostas para o futuro. A inclusão digital, por meio de dispositivos móveis, permite explorar a metáfora do cidadão como sensor inteligente para fornecer subsídios para avaliação de políticas públicas. O objetivo é apresentar o emprego de aplicativos móveis para que o cidadão possa atuar como sensor inteligente para registrar informações primárias sobre serviços públicos. O referencial teórico abordou aspectos da legislação de criação do SUS, ressaltando a importância da participação popular e do controle social em saúde, que se destacam por criar condições para que a população participe do processo de formulação e controle das políticas públicas de saúde. Em seguida, foram explorados os conceitos de sensemaking visando fundamentar o constructo do cidadão como sensor inteligente. Para exemplificar o constructo, foi apresentado um aplicativo que cria um canal de comunicação com o cidadão com foco em informações sobre os estabelecimentos de saúde cadastrados no CNES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Universidade Católica de Brasília , Curso de Sistemas de Informação - UCB-DF

Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Michel Carmo Lopes

Docente e pesquisador do Projeto BrazilianEducationProgram for iOSDevelopment (BEPiD) da Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília.

Marcos Augusto Alves Tito de Morais

Instrutor do Projeto BrazilianEducationProgram for iOSDevelopment (BEPiD) da Universidade Católica de Brasília,Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Moresi, E. A. D., Lopes, M. C., & Morais, M. A. A. T. de. (2018). O cidadão como sensor inteligente. Ciência Da Informação, 45(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4047

Edição

Seção

Inteligência organizacional e competitiva